MATO GROSSO

Deputados aprovam educação como serviço essencial e aulas devem ser retomadas em MT

Publicados

em

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (14/04) a educação como serviço essencial em Mato Grosso.

Com a aprovação, fica autorizado o retorno das aulas presenciais na rede estadual de educação quando comprovada a imunização de todos os profissionais.

De acordo com o projeto aprovado, ficam reconhecidas as atividades educacionais, nas modalidades presenciais, à distância e híbridas, nas esferas municipais, estaduais e federal, relacionadas à educação básica, educação de jovens e adultos, ensino técnico e ensino superior como essenciais no período que perdurar a pandemia da Covid-19.

Também fica garantido o funcionamento dos setores referentes à atividade reconhecidas com capacidade mínima de 30%, ocorrendo o retorno gradual das atividades presenciais. Assegura-se o direito dos pais e responsáveis de optarem pela modalidade educação à distância na educação básica. Estado e os municípios deverão observar as classificações de risco expedidas pelo Poder Executivo, aumentando, gradativamente a quantidade de alunos em sala de acordo com a redução da classificação de risco de cada cidade.

Segundo o projeto, as escolas de Mato Grosso devem observar as seguintes medidas de biossegurança:

Leia Também:  Deputados acatam emenda para garantir contratação de defensores públicos

  • I. Utilização de máscara em todo o ambiente escolar por alunos, colaboradores e qualquer pessoa que adentrar na unidade;
  • II. Distanciamento de 1,5m (um metro e cinquenta centímetros) entre as carteiras/mesas das salas de aula;
  • III. Escalonamento do horário de intervalo entre as turmas para evitar aglomerações;
  • IV. Realização da alimentação dentro da sala de aula, com cada aluno em sua respectiva carteira/cadeira;
  • V. Disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes da escola (salas, pátio, banheiros);
  • VI. Suspensão das atividades físicas coletivas;
  • VII. Medição da temperatura dos alunos diariamente na entrada da unidade escolar;
  • VIII. As Janelas laterais de todas as salas de aula deverão ficar abertas durante todo o tempo;
  • IX. Higienização periódica e diária de banheiros, portas, maçanetas e corrimões da unidade escolar;
  • X. Escalonamento do horário de início e término das aulas para saída dos alunos sem aglomeração;
  • XI. Fixação de cartazes na escola indicando o fluxo de passagem dos alunos nas laterais dos corredores;
Leia Também:  MT decide amanhã se retoma aulas

Fonte:G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

PRIMEIRO ESCALÃO

Publicados

em

Por

Emanuel anuncia troca na Saúde de Cuiabá; administrador assume pasta
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, nomeou nesta terça-feira (15/06), o administrador Célio Rodrigues da Silva para comandar à pasta da Saúde em Cuiabá em substituição a Ozenira Félix, que exercia as atividades desde outubro de 2020.
Célio, interinamente, continuará respondendo como diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP. “Ozenira, que é uma gestora excepcional, com vasto currículo e capacidade técnica. Trabalhou de forma incansável frente à pandemia causada pela Covid e com louvor liderou à campanha de vacinação na capital, que já aplicou mais de 243 mil doses. Certamente, por toda sua dedicação e trabalho, continuará na gestão, mas desde à reeleição anunciei que entendia ser necessário esse processo, de reoxigenar as pastas, de aproveitar talentos em novos desafios”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Mais uma vez, Pinheiro reforçou que as mudanças possibilitam que novos resultados sejam agregados, o que somente favorece à gestão pública e à população. “Trabalhamos com uma equipe acima da média, mas é preciso mudar garantir a dinâmica, pautados pelo meu compromisso, o de prestar serviços de excelência, da melhor qualidade aos que mais necessitam, mas sempre respeitando a eficiência e o comprometimento com a gestão, o amor por Cuiabá, disse o prefeito.
Para cuidar da ECSP, Emanuel citou que já formalizou o convite, mas que ainda não obteve uma resposta. Até lá, o novo secretário acumulará as missões.
“Célio, por toda sua experiência e formação, irá acumular as funções, nesse primeiro momento, junto à ECSP e a pasta da Saúde. Estou no aguardo da resposta ao convite que já fiz. Estimo que em breve já terei recebido o retorno e irei anunciar o titular para gestão da Empresa Cuiabana de Saúde Pública”, explicou.
Currículo
Célio Rodrigues da Silva é natural de Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul (MS) e Oficial do Exército Brasileiro. Graduado em Administração, já exerceu os cargos de diretor administrativo financeiro da Secretaria de Saúde de Cuiabá, secretário adjunto de gestão da saúde de Cuiabá e diretor geral do Hospital Metropolitano de Várzea Grande.
Fonte: Folhamax
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MT prevê investir R$ 128 mi em Segurança
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA