Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para cursos de Inglês Básico I e Português para Estrangeiros

Publicados

em

Já estão abertas as inscrições para os cursos de Inglês Básico I e Português para Estrangeiros, oferecidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Escola Técnica de Cuiabá. As inscrições seguem até o dia 26 de abril, e podem ser feitas online.

Oferecido na modalidade presencial, os cursos têm como objetivo promover o aprendizado de um novo idioma e a integração em território mato-grossense. A oportunidade de aprender uma nova língua possibilita também maior integração no mercado de trabalho.

Ao todo, são 40 vagas disponíveis, sendo 20 para o curso de Inglês Básico I e outras 20 para o curso de Português para Estrangeiro. Ambos possuem carga horária total de 80 horas, com aulas duas vezes por semana (terça-feira e quinta-feira), tendo duração máxima de três meses e meio.

De acordo com o diretor da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá, Mauricio Dias, o curso presencial de Inglês básico será ofertado com o intuito de repassar aos alunos conhecimento e técnicas de fala e escrita do idioma.

Leia Também:  Governador assina termo de parceria para documentário sobre família de onças no Pantanal

“Sabe-se que a língua inglesa se tornou dominante mundialmente e hoje o profissional que domina esse idioma, além de ampliar seus horizontes, está apto a expandir e melhorar sua área de atuação profissional”, explicou.

Ainda segundo o diretor, já o curso de Português para Estrangeiros foi pensado com a finalidade de auxiliar as pessoas estrangeiras que estão residindo em Cuiabá ou que estão em nossa cidade temporariamente seguindo para outras cidades brasileiras.

“A dificuldade de entender e falar o nosso idioma dificulta ainda mais a vida dessas pessoas que de uma hora para outra passaram a viver num país de língua e cultura diferentes. Este curso foi criado na tentativa de amenizar esse impacto, facilitar o convívio e o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho”, afirmou Dias.

Como os cursos são ofertados na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), as aulas serão ministradas no período noturno e já começam em maio. As aulas serão realizadas na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, S/N, Bairro Novo Mato Grosso.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está bloqueado das 9h às 11h

Vale ressaltar que as matrículas podem ser encerradas antes do prazo, caso a turma seja preenchida. O formulário de inscrições para o curso de Inglês Básico I pode ser acessado AQUI. Já o curso de Português para Estrangeiros está disponível AQUI.

Para mais informações, acesse os editais:

EDITAL – CURSO DE INGLÊS BÁSICO I

EDITAL – CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

*Sob supervisão de Cayron Fraga

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Tamanduá-bandeira resgatada durante queimada no Pantanal em 2020 inicia processo para voltar à natureza

Publicados

em

Uma tamanduá-bandeira fêmea resgatada em Poconé durante os incêndios florestais registrados no Pantanal em 2020, quando ainda era filhote, está prestes a ser reintegrada à natureza. Após ser acolhida no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Lucas do Rio Verde, “Miga”, como é chamada, foi levada pela equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na sexta-feira (27.04), para a Transpantaneira, onde iniciará o processo de readaptação ao ambiente selvagem.

O laudo médico veterinário que autorizou o transporte até Poconé atesta que o animal apresentou desenvolvimento normal e perfeito estado de saúde, sem indicativos de patologia, má formação e ectoparasitas, o que a tornou apta para o transporte entre municípios e para a soltura.
Registro de Miga filhote – Foto: Karen Ramos

A coordenadora do Cetas, Rose Spindler, explicou que o nome ‘Miga’ foi escolhido como um diminutivo de formiga, e destacou que a tamanduá sempre foi muito saudável. Em 2022, inclusive, ela foi doadora de sangue para um tamanduá atropelado que necessitava urgentemente de transfusão. Agora, após quatro anos vivendo no centro, o animal silvestre está apto a voltar à vida livre.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está bloqueado das 9h às 11h

Rose também compartilhou alguns detalhes sobre os hábitos do tamanduá, como o gosto por se refrescar na água e seu temperamento bravo durante as refeições. A alimentação diária do animal silvestre no Cetas incluía frutas como banana, maçã e mamão, vegetais, ração, leite, gemas de ovo, suplementos e vitaminas.

A analista de meio ambiente e médica veterinária, Danny Moraes, que acompanhou o tamanduá até a Transpantaneira, explicou o processo de aclimatação necessário para a sobrevivência do animal silvestre na vida selvagem. Por ter recebido abrigo e alimentação durante anos de cativeiro, o tamanduá poderá aperfeiçoar sua capacidade de buscar cupins e formigas, além de encontrar abrigo seguro.

“Aclimatar animais silvestres mantidos em cativeiro por certo perigo é fundamental para a sobrevivência com qualidade ao animal. Por ter recebido abrigo e alimentação nesses anos de cativeiro, a Miga vai aperfeiçoar a capacidade de buscar cupins e formigas, além de buscar abrigo seguro”, destacou.

Para o processo de aclimatação, o tamanduá ficará em um recinto da Organização Não Governamental Ampara Silvestre na Transpantaneira. Esse recinto é uma área grande e telada.

Leia Também:  Coronel PM fala sobre polícia preventiva no programa Explicando Direito

Veja AQUI o vídeo de Miga filhote e AQUI dela no recinto da Ampara.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA