Mundo
Atentado com homem-bomba deixa ao menos 19 mortos em escola no Afeganistão
Um homem-bomba matou pelo menos 19 pessoas nesta sexta-feira, 30, ao detonar um explosivo em um centro educacional em Cabul, no Afeganistão. A informação foi divulgada pelo porta-voz da polícia, Khalid Zadran. Outras 27 ficaram feridas. A explosão ocorreu em uma escola na região de Dasht-e-Barchi, onde residem principalmente membros da comunidade Hazara, informou a mídia local.
‘Os alunos estavam se preparando para um exame quando um homem-bomba atingiu a escola. Infelizmente, 19 pessoas foram martirizadas e outras 27 ficaram feridas‘, disse Zadran. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram o cenário de destruição minutos após a explosão.
Até o momento, nenhuma formação ou grupo terrorista reivindicou a responsabilidade por esses ataques, embora o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) – o principal rival do Talibã desde a tomada do Afeganistão em agosto de 2021 – tenha tradicionalmente essa minoria na mira.
O EI considera os xiitas apóstatas – pessoas que renunciam ou renegam uma crença ou religião da qual faziam parte – e realizou vários ataques contra eles, especialmente visando locais de culto, como mesquitas.
Em 10 de setembro, pelo menos cinco pessoas ficaram feridas em duas explosões em Dasht-e-Barchi, enquanto o EI reivindicou a responsabilidade por um ataque com explosivos em uma mesquita xiita em 21 de abril, no qual 33 pessoas morreram e outras 43 ficaram feridas durante o Ramadã.
Naquela mesma semana, outras seis pessoas morreram e quinze ficaram feridas após um ataque com explosivos em vários centros educacionais da minoria xiita Hazara no oeste de Cabul.
Desde que chegou ao poder, o Talibã lançou várias operações contra o EI em várias partes do país, com o intuito de mostrar que seu retorno também significou o fim da violência. A garantia de segurança e controle do jihadismo foi uma das grandes demandas do Talibã nos territórios sob seu controle durante a guerra com o governo deposto e as forças internacionais. (Com agências internacionais).
fonte: atual MT
Mundo
Balão cai sobre avião estacionado no Aeroporto Santos Dumont e pega fogo na pista
Funcionários foram rápidos para combater as chamas. Este é o segundo final de semana consecutivo com queda de balão no mesmo aeroporto; no dia 7, outro artefato caiu na mesma região.
Um balão caiu no Aeroporto Santos Dumont, na Zona Sul do Rio, e chegou a pegar fogo após a queda neste domingo (14).
Um vídeo mostra que o balão cai sobre um avião estacionado, no momento do abastecimento da aeronave. Os agentes foram rápido para combater as chamas.
A Azul informou, através de nota, que “a queda de um balão hoje no Aeroporto Santos Dumont (RJ) não causou danos à aeronave e não impactou na programação dos voos da companhia”.
Este é o segundo final de semana seguido com queda de balão no aeroporto. No dia 7, outro balão caiu no local, provocando alteração no voo de uma aeronave que pretendia aterrissar.
Balão mata
No início do mês, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro lançou uma campanha em suas redes sociais mostrando que balões podem matar.
A campanha dos bombeiros contra quem solta balão no Rio de Janeiro tem o objetivo de educar. Com vídeos reais, a corporação mostra as consequências trágicas dessa prática.
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que intensificará investigações relacionadas à atividade criminosa, principalmente com a proximidade das festas juninas.
No Brasil, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (FAB), cerca de 100 mil balões são soltos a cada ano. O Estado do Rio de Janeiro está entre os líderes de avistamentos de balões não tripulados de ar quente.
Disque Denúncia
Segundo o programa Linha Verde, do Disque Denúncia, a campanha “Disque Balão”, quando a população pode denunciar a prática criminosa, registrou mais de 350 denúncias sobre balões no Rio de Janeiro, desde 2020.
Criado em 2013, o Programa Linha Verde conta com um canal efetivo, através do telefone 0300 253 1177, para que toda a população do estado do Rio de Janeiro possa denunciar crimes ambientais, como a prática de soltar balões, além de crimes contra a fauna e a flora, bem como maus tratos aos animais.
FONTE : G1 MT
-
ESPORTES7 dias atrás
Flamengo inicia pré-temporada 2025 com foco na Supercopa do Brasil
-
ESPORTES7 dias atrás
Corinthians atrasa salários de jogadores e comissão técnica em janeiro
-
ESPORTES7 dias atrás
Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
-
ESPORTES7 dias atrás
São Paulo desembarca em Orlando para pré-temporada 2025
-
ESPORTES7 dias atrás
Santos perde de 4 a 1 em jogo-treino para o Athletic-MG
-
Agronegócio2 dias atrás
Exportações de frutas brasileiras totalizaram R$ 8,4 bilhões
-
Agronegócio7 dias atrás
Morte de uma pessoa nos EUA eleva a preocupação com a gripe aviária
-
Agronegócio2 dias atrás
Agrodefesa alerta os produtores para o cadastramento das lavouras