POLÍTICA

Kalil vai resgatar projeto do pai em VG

Publicados

em

O resgate da autoestima e da identidade do povo várzea-grandense é um dos compromissos do candidato a prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB). Para isso, o emedebista quer resgatar um projeto de seu pai, Nico Baracat, desenvolvido nos tempos em que ocupara o cargo de secretário de Estado de Cidades. A proposta é de revitalizar boa parte do distrito da Passagem da Conceição, um dos principais cartões postais da cidade.

“Meu pai tinha um projeto muito bonito para aquela região, que fica às margens do rio Cuiabá. A ideia dele era de construir um calçadão, com lojas de artesanatos, lanchonetes e restaurantes para receber os turistas que querem conhecer um pouco da nossa cultura e culinária várzea-grandense. E eu quero resgatar esse projeto, visando manter nossas tradições vivas, além de gerar emprego e distribuir renda à população”, se comprometeu.

Nico Baracat não conseguiu colocar esse sonho em prática. Acabou falecendo antes, vítima de acidente automobilístico no dia 16 de junho de 2012, numa viagem à trabalho, enquanto exercia a função de secretário. A proposta do pai também contemplava a revitalização da Igreja de “Nossa Senhora da Conceição”, que é um dos pontos turísticos do local.

Leia Também:  Kalil propõe Hospital da Mulher em VG

“Quero que as pessoas venham ao local e conheçam um pouquinho da história riquíssima da Passagem. E, claro, que possam também fazer suas comprinhas de artesanatos, além de experimentar nossa famosa peixada. São projetos que fazem parte do nosso plano de governo, que tem como missão o fortalecimento do turismo, em especial a Rota do Peixe”, pontuou Kalil.

Passagem da Conceição – a história da Passagem da Conceição começa em 1813, quando Manoel Antônio da Conceição se instalou no local e fazia a travessia de canoa pelo rio Cuiabá, na altura do Ribeirão do Pari. A prática criou a expressão “pedir passagem ao Conceição”, dando nome à localidade.

A adaptação do nome para o feminino deu-se após a construção de uma igreja com a imagem de Nossa Senhora da Conceição em 1910 pelo arcebispo dom Aquino Correa. Em 1953, a Passagem da Conceição foi anexada como distrito de Várzea Grande, porém manteve as características de seus moradores.

 

Fonte: Folha Max

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Zaque diz estar pronto para o TJ, mas acha assunto prematuro

Publicados

em

O promotor de Justiça Mauro Zaque afirmou que está preparado para assumir uma cadeira de desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso na vaga dedicada ao quinto constitucional.

O Poder Judiciário abriu nove novas vagas para desembargadores no início deste ano. Destas, duas serão dedicadas ao quinto constitucional – uma para membros do Ministério Público do Estado e outra para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Zaque foi questionado pela imprensa acerca de estar preparado para assumir o posto, e garantiu que sim.

“Lógico, mas também tenho colegas de grande valor e competência e estão preparados também. Mas temos que ter a vaga, não há o que se falar em eventual disputa se não houve a vaga”, afirmou o promotor.

Nos bastidores, Zaque é um dos mais lembrados pelos colegas para ocupar a cadeira. Apesar disso, o promotor evitou tecer comentários sobre a postulação.

“Primeiro tem que abrir a vaga. Enquanto essa vaga não for aberta, tudo que se fala é especulação. A gente não tem parâmetro para avaliar. Torço para que isso aconteça logo”, disse.

Leia Também:  Leitão reforça combate às desigualdades regionais

Outros nomes

Conforme apurado pelo MidiaNews, além de Zaque há ao menos seis membros do órgão – entre promotores e uma procuradora – que estão interessados na cadeira.

No primeiro grupo estão os promotores de Justiça Arnaldo Justino, Adriano Augusto Streicher, Wesley Sanches Lacerda, Lindinalva Rodrigues e Márcia Furlan. No segundo, a procuradora é Eunice Helena Rodrigues.

Fonte: Midia News

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIA

CATEGORIA

CATEGORIA

CATEGORIA

MAIS LIDAS DA SEMANA