POLÍTICA

MP alerta gerentes de bancos por recusarem abrir contas para candidatos

Publicados

em

O Ministério Público Eleitoral recomendou aos superintendentes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander, em Mato Grosso, que cumpram a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 26.607/2019 e façam a abertura das contas de campanha aos candidatos e partidos políticos. A informação de que as agências bancárias têm se negado a abrir as contas chegou ao procurador regional Eleitoral, Erich Masson, esta semana.

Além do que está previsto no artigo 8º, da Resolução do TSE, há também o Comunicado 35.979, de 28 de julho deste ano, do Banco Central do Brasil (Bacen), instruindo as instituições bancárias a se organizarem administrativamente e realizem, além da abertura das contas, o atendimento relacionado à movimentação financeira e o encerramento de contas de depósitos de campanha eleitoral, assim como a emissão de extratos eletrônicos dessas contas bancárias para o envio à Justiça Federal.

No documento recomendatório, o procurador Erich Masson enfatizou que tanto o gerente do banco quanto o superintendente, em caso de descumprimento, poderão responder pelo crime do artigo 347, do Código Eleitoral, que prevê detenção de 3 meses a 1 ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa em caso de descumprimento ou desobediência a diligências, ordens ou instruções da Justiça Federal ou colocar dificuldades para a sua execução. Além disso, também poderão sofrer sanções administrativas a serem aplicada pelo Bacen.

Leia Também:  118 candidatos são barrados pela Justiça Eleitoral em Mato Grosso

O prazo para que os superintendentes respondam a Recomendação do MP Eleitoral é de dois dias úteis, ou seja, até 14 de outubro de 2020.

Reunião – Além de encaminhar a recomendação, o procurador regional Eleitoral, Erich Masson, também convocou os superintendentes, ou representantes, para uma reunião na tarde desta sexta-feira (9). A reunião foi realizada via videoconferência.

De acordo com Masson, chegaram informações ao MP Eleitoral de que no interior de Mato Grosso, as agências de bancos privados estão se negando a abrir as contas e encaminhando os candidatos e partidos às agências da Caixa Econômica Federal, que já está lotada por conta do auxílio emergencial.

Durante a reunião, Masson deixou claro que orientará os partidos e candidatos no sentido de documentar a recusa dos bancos e informar o MP Eleitoral para eventual instauração de inquérito policial pelo crime previsto no Código Eleitoral, já citado, além de fazer reclamação no Bacen, para que sejam investigados no âmbito administrativo.

 

Fonte: Folha Max

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARENÁPOLIS

BOAS NOTÍCIAS ARENÁPOLIS!

Publicados

em

Por

Meu povo amado, acabamos de ser contemplados com uma emenda parlamentar do deputado federal Emanuelzinho no valor de R$ 100 mil reais para custeio da saúde.
Mais uma concretização de uma ação de trabalho, política e articulação que resulta em benefícios que serão revertidos para a comunidade muito em breve.
Estamos em Cuiabá em uma agenda intensa e em busca do melhor em todos os setores mas confesso que, ficamos felizes e menos angustiados com essa emenda para a saúde por conta do momento pandêmico.
Contamos com o apoio para a aquisição da emenda dos vereador Guilhermino e do presidente Emerson Cunha.
Estamos a disposição para fazer o que for possível e assim fazer nossa Arenápolis avançar.
Fonte: Da Redação
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Instituto alerta para calor extremo e risco de morte em Cuiabá
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA