Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Prefeitos de Mato Grosso entram na disputa pela Assembleia

Publicados

em

Mato Grosso tem tradição em reeleger deputado estadual. As legislaturas pouco se renovam.

Em 2022, foram reeleitos 18 dos 24 parlamentares, considerando-se dois que não cumpriram toda a legislatura.

Para 2026, que no calendário político está em curso, muito embora o número de cadeiras suba para 27, não haverá refresco para o continuísmo, por conta de lideranças municipais e estaduais que entrarão na disputa, e o fator que mais preocupa os deputados é a entrada em cena de prefeitos ora no exercício.

Em 2022, foram reeleitos Dr. Eugênio e Max Russi (PSB), Sebastião Rezende, Eduardo Botelho e Dilmar Dal’Bosco (União), Thiago Silva, Dr. João e Janaína Riva (MDB), Lúdio Cabral e Valdir Barranco (PT), Carlos Avalone (PSDB), Gilberto Cattani e Elizeu Nascimento (PL), Nininho e Wilson Santos (PSD), Paulo Araújo (PP), Faissal Calil (Cidadania) e Valmir Moretto (Republicanos).

Cattani era suplente e chegou ao cargo com a morte de Sílvio Fávero (PL), vítima da Covid-19.

Avalone que era suplente e ganhou titularidade com a nomeação de Guilherme Maluf (PSDB) para o Tribunal de Contas do Estado.

Na Assembleia, todos sabem a influência da base eleitoral que se adquire na prefeitura para se eleger deputado.

A legislatura em curso tem em sua composição os ex-prefeitos Nininho (Itiquira, três mandatos), Wilson Santos (Cuiabá, dois mandatos), Max Russi (Jaciara, dois mandatos), Valmir Moretto (Nova Lacerda, dois mandatos), Júlio Campos (Várzea Grande) e Valdir Barranco (Nova Bandeirantes).

Prefeitos em término de mandato em importantes municípios deverão disputar a Assembleia, além de outros, reeleitos em outubro, que poderão renunciar ao cargo de olho em mandato de deputado.

Desse grupo fazem parte:

Emanuel Pinheiro (MDB) – Prefeito em segundo mandato de Cuiabá, e pai do deputado federal reeleito Emanuel Pinheiro (MDB).

Leia Também:  Candidato a vereador de Nortelândia é preso com quase R$ 7 mil no carro fazendo boca de urna

O prefeito deverá fazer uma dobradinha familiar com o filho, e ambos têm liderança na Capital e nos demais municípios do Vale do Rio Cuiabá.

O pai foi vereador e deputado estadual.

Kalil Baracat (MDB) – Em Várzea Grande, Kalil disputou a reeleição sendo derrotado, mas é considerado nome forte para disputa proporcional, não somente por sua liderança em seu município, mas pelo significado de seu nome junto ao eleitorado cuiabano e de outros municípios.

Kalil foi vereador e tem berço político: é neto da ex-deputada estadual e ex-prefeita Sarita Baracat, e filho do ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Nico Baracat.

Zé Carlos do Pátio (PSB) – Chega ao fim o segundo mandato consecutivo de Zé do Pátio, na Prefeitura de Rondonópolis.

Zé do Pátio não conseguiu eleger seu sucessor, Paulo José (PSB), mas é apontado entre os principais líderes nos municípios.

O prefeito rondonopolitano exerce o terceiro mandato alternado na prefeitura, foi vereador e deputado estadual.

Ari Lafin (PSDB) – Prefeito que chega ao final do segundo mandato, Ari Lafin administra Sorriso, município que é o maior produtor mundial de grãos e fibras.

Lafin, antes mesmo das eleições de outubro, já admitia que gostaria de ser candidato a deputado estadual.

Léo Bortolin (MDB) – Prefeito no segundo mandato consecutivo em Primavera do Leste, Léo Bortolin não conseguiu eleger o sucessor, o vice-prefeito Ademir Góes (União).

Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin tem impedimento para disputar a eleição em 2026, mas pode recorrer do mesmo: em 18 de outubro, foi condenado pelo juiz da 40ª Zona Eleitoral, Roger Augusto Bim Donega, à perda dos direitos políticos por oito anos, por promoção pessoal em evento custeado pela prefeitura.

Alcindo Barcelos (Republicanos) – De Pontes e Lacerda, Barcelos cumpre o segundo mandato e anunciou que pretende se candidatar a deputado estadual.

Leia Também:  Emanuelzinho lança oficialmente campanha e minimiza ataques

Barcelos é o mais polêmico prefeito mato-grossense, seu município é o segundo maior na faixa de fronteira, e Pontes e Lacerda é o domicílio eleitoral do deputado Valmir Moretto.

Carlos Sirena (PL) – De Juara, cumpre o segundo mandato de prefeito e seu nome é citado para representar o Vale do Arinos na Assembleia.

Sirena integra o grupo bolsonarista.

Fernando Gorgen (União) – Colecionador de mandatos de prefeito de Querência, Gorgen transferirá a prefeitura em janeiro para Gilmar Wentz (PRD) e seu nome é citado para deputado estadual.

Sua base eleitoral é o Norte do Vale do Araguaia, formado pelo seu e os municípios de Vila Rica, Santa Terezinha, Confresa, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu.

Gorgen é empresário do agronegócio.

Nelson Paim (PSD) – Prefeito cumprindo o segundo mandato consecutivo em Poxoréu, o empresário e piloto civil Nelson Antônio Paim sonha, 25 horas por dia, em ser deputado estadual.

Andreia Wagner (PSB) – Prefeita reeleita de Jaciara e casada com o deputado estadual Max Russi (PSB), Andreia deverá renunciar ao cargo para se candidatar a deputada estadual.

Max é apontado como nome para vice-governador ou deputado federal, e ainda para ser nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Jaciara, o município de Andreia, situa-se no Vale do São Lourenço, principal base eleitoral de Max.

Ainda na região, Alexandre Russi (PL), prefeito eleito de Juscimeira, é irmão de Max; Eduardo Português (PSB), prefeito de São Pedro da Cipa, foi vice-prefeito de Alexandre Russi em dois mandatos em São Pedro da Cipa.

fonte: Reporter news

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Coronel Cláudio Fernando Tinoco assume como comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso

Publicados

em

O coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, de 47 anos, tomou posse como novo comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, nesta sexta-feira (29.11), em Cuiabá. O novo comandante foi oficializado na função pelo governador Mauro Mendes, em solenidade realizada no Quartel do Comando-Geral, substituindo o coronel Alexandre Corrêa Mendes.

O governador Mauro Mendes esteve na solenidade acompanhado da primeira-dama, Virgínia Mendes, e deu as boas-vindas ao novo comandante-geral da PMMT, destacando que a troca de comando da instituição vem em conjunto com a implementação do programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, que visa aumentar o combate às facções criminosas com diversas iniciativas na Segurança Pública do Estado.

“Temos, hoje, um robusto programa de tolerância zero ao crime e aos criminosos em Mato Grosso, e para que ele possa ser exitoso, precisamos contar com a colaboração de todos. Tenho a absoluta convicção que o senhor, coronel Fernando, com história, trajetória e lealdade, saberá ter foco absoluto e exclusivo na nossa Polícia Militar, ajudando a melhorar cada vez mais, o nosso Estado. Que Deus abençoe o senhor, pela sua condução nos próximos anos nesta condição de comandante-geral”, ressaltou o governador.

A primeira-dama de MT, Virgínia Mendes, parabenizou o coronel Fernando e destacou a importância da alternância.

“Parabéns ao coronel Fernando, acredito que ele fará um trabalho eficiente e de qualidade para entregar os resultados que a população espera. Estamos passando por mudanças necessárias na segurança pública, e a troca de comando é algo natural. Deus abençoe este novo tempo”, disse Virgínia Mendes.

Leia Também:  Mendes pede empenho a novos secretários para que façam entrega de serviços cada vez melhores

O novo comandante-geral da PMMT, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, agradeceu ao governador Mauro Mendes pela oportunidade de estar à frente da instituição e enalteceu os importantes avanços por parte do Governo do Estado à Segurança Pública, como entrega de novas viaturas, armamentos de última geração e equipamentos de segurança para o combate às facções criminosas.

“Fico muito honrado de ser convidado pelo governador Mauro Mendes nesta missão, após 26 anos de muita dedicação e esforços na Polícia Militar em todo o Estado. Estaremos ainda mais empenhados no combate às organizações criminosas, principalmente, após a criação do Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado. Graças aos investimentos do Governo, nossos militares estão cada vez mais bem preparados e equipados para garantia da ordem pública e dar uma pronta resposta à população mato-grossense”, declarou coronel Fernando.

Na oportunidade, o coronel Fernando também anunciou o novo comandante-geral adjunto da PMMT, função que passa a ser exercida pelo também coronel André Wilian Dorileo.

A solenidade também contou com desfile das tropas de áreas e batalhões especializados, em continência ao novo comandante-geral da instituição.

Leia Também:  Governo de MT inicia cadastramento de imóveis em Nortelândia nesta quarta-feira (10)

Currículo

O coronel Fernando Tinoco tem 47 anos de idade e 26 anos de serviços prestados na Polícia Militar. O novo comandante-geral é bacharel em Administração, pela União de Ensino Superior de Nova Mutum e em Direito, pela Universidade de São Paulo – UNCID. Também é especialista em Gestão de Segurança Pública pela Unemat.

Dentro da Polícia Militar, foi comandante do 26º Batalhão de PM e do 14º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, ambos em Nova Mutum. Ao ingressar no comando-geral da PMMT, deixa a função de secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Também estiveram presentes na solenidade, o senador Wellington Fagundes; a deputada federal Gisela Simona; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Clarice Claudino da Silva; os secretários de Estado César Roveri (Segurança Pública), Grasielle Bugalho (Assitência Social), Basílio Bezerra (Seplag), David Moura (Cultura, Esporte e Lazer), Laice Souza (Comunicação), Vitor Hugo Bruzulato Teixeira (Justiça); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra; a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel, entre demais autoridades.

fonte: A Bronca poopular

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA