POLÍTICA
Protocolo de prevenção ao suicídio é apresentado à CST da Saúde Mental
O protocolo de prevenção ao risco de suicídio adotado pelo Poder Executivo foi apresentado nesta segunda-feira (11) à Câmara Setorial Temática (CST) criada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso para discutir a efetivação da política de saúde mental no estado.
A apresentação foi feita pela secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Lidiane Leite, e pelo coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho, Flávio Jabra Peixoto.
Conforme explicaram, o protocolo foi estabelecido a partir da necessidade de subsidiar as equipes psicossociais dos órgãos setoriais na identificação dos possíveis fatores de risco que podem causar danos à vida do servidor em sofrimento psíquico.
Somente no ano de 2022, foram afastados do trabalho 2.996 servidores do Poder Executivo do estado por transtornos mentais e do comportamento.
Segundo Flávio Peixoto, as etapas definidas pelo protocolo incluem a identificação dos servidores com indícios de comportamentos de risco, a classificação do risco, o encaminhamento para o serviço de psicoterapia on-line e telemedicina, contratados pelo governo e o acompanhamento dos servidores.
Os servidores com classificação de risco alto são encaminhados à Rede de Atenção à Saúde ou a uma unidade particular de saúde. Aqueles com classificação de risco médio são encaminhados para psicoterapia on-line e consulta de telemedicina, e os de risco baixo, à psicoterapia on-line.
O protocolo inclui ainda ações de prevenção, voltadas para o cuidado de servidores impactados pela perda de alguém próximo, com o objetivo de prevenir outros casos e de contribuir para a superação do processo de luto.
“A Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas, enquanto órgão central, é responsável por dar todo o subsídio e o apoio às unidades setoriais de gestão de pessoas. Então, no âmbito de cada secretaria nós possuímos um grupo instituído e acompanhado pelo órgão central, grupo esse composto por assistentes sociais e psicólogos, que têm todo o conhecimento técnico para acompanhar o servidor no momento de acolhida até as demais tratativas do tratamento com o médico psiquiatra”, frisou Lidiane Leite.
O médico psiquiatra Alberto Carvalho de Almeida destacou a importância da Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa para discutir o tema e contribuir com a melhoria da rede de atendimento de saúde mental, que, segundo ele, ainda é extremamente limitada.
“O Hospital Adauto Botelho segurou as pontas muito tempo, mas agora não dá mais conta. É necessário que haja mais atendimento de emergência, como o CAPS III, que vai abrir aqui em Cuiabá. Além disso, falta profissionais de toda a área, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, seja na UPA, no CAPS, em todo lugar. É preciso estruturar um serviço com técnicos especializados para dar vazão e atender essas pessoas, porque hoje está muito difícil. Quem tem paciente em crise não sabe o que fazer”, avaliou.
O presidente da CST da Saúde Mental, deputado Carlos Avallone (PSDB), avaliou como positivo o projeto desenvolvido pelo governo do estado para atendimento aos servidores. Em relação aos trabalhos da comissão, o parlamentar enfatizou os resultados positivos já alcançados, bem como as próximas ações que serão realizadas.
Entre as conquistas, está a destinação de R$ 2 milhões em emendas parlamentares para execução de obras, como a do CAPS III e do CAPS AD.
“Nós vamos continuar trabalhando, porque precisamos avançar muito mais ainda. A CST vai se reunir com a equipe de transição do prefeito eleito de Cuiabá, para que possamos discutir esse assunto, mostrar a parceria e os recursos que nós todos estamos dispostos a colocar para que possamos chegar a esse objetivo, que é colocar quatro CAPS III aqui em Cuiabá e criar os outros CAPS, outras residências terapêuticas e tudo o que for necessário”, declarou Avallone.
No interior do estado, o parlamentar destacou a necessidade da criação de unidades do CAPS I em 12 municípios.
“De 16 municípios que estavam faltando ser criados CAPS I, em quatro já foram instaladas unidades este ano, além de Sapezal, que não estava na lista dos 16. Em outros dois municípios o processo de instalação está em andamento”, frisou.
Livro – Durante a reunião, Alan Barros apresentou o livro de sua autoria “Antes que a [sua] luz se apague”, no qual relata sua experiência de mais de uma década de luta contra a depressão e outros transtornos comportamentais. A obra retrata ainda os sinais que pessoas com depressão e ansiedade apresentam e os tratamentos que, em sua avaliação, promovem resultados positivos.
fonte: ALMT
POLÍTICA
Coronel Cláudio Fernando Tinoco assume como comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso
O coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, de 47 anos, tomou posse como novo comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, nesta sexta-feira (29.11), em Cuiabá. O novo comandante foi oficializado na função pelo governador Mauro Mendes, em solenidade realizada no Quartel do Comando-Geral, substituindo o coronel Alexandre Corrêa Mendes.
O governador Mauro Mendes esteve na solenidade acompanhado da primeira-dama, Virgínia Mendes, e deu as boas-vindas ao novo comandante-geral da PMMT, destacando que a troca de comando da instituição vem em conjunto com a implementação do programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, que visa aumentar o combate às facções criminosas com diversas iniciativas na Segurança Pública do Estado.
“Temos, hoje, um robusto programa de tolerância zero ao crime e aos criminosos em Mato Grosso, e para que ele possa ser exitoso, precisamos contar com a colaboração de todos. Tenho a absoluta convicção que o senhor, coronel Fernando, com história, trajetória e lealdade, saberá ter foco absoluto e exclusivo na nossa Polícia Militar, ajudando a melhorar cada vez mais, o nosso Estado. Que Deus abençoe o senhor, pela sua condução nos próximos anos nesta condição de comandante-geral”, ressaltou o governador.
“Parabéns ao coronel Fernando, acredito que ele fará um trabalho eficiente e de qualidade para entregar os resultados que a população espera. Estamos passando por mudanças necessárias na segurança pública, e a troca de comando é algo natural. Deus abençoe este novo tempo”, disse Virgínia Mendes.
O novo comandante-geral da PMMT, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, agradeceu ao governador Mauro Mendes pela oportunidade de estar à frente da instituição e enalteceu os importantes avanços por parte do Governo do Estado à Segurança Pública, como entrega de novas viaturas, armamentos de última geração e equipamentos de segurança para o combate às facções criminosas.
“Fico muito honrado de ser convidado pelo governador Mauro Mendes nesta missão, após 26 anos de muita dedicação e esforços na Polícia Militar em todo o Estado. Estaremos ainda mais empenhados no combate às organizações criminosas, principalmente, após a criação do Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado. Graças aos investimentos do Governo, nossos militares estão cada vez mais bem preparados e equipados para garantia da ordem pública e dar uma pronta resposta à população mato-grossense”, declarou coronel Fernando.
Na oportunidade, o coronel Fernando também anunciou o novo comandante-geral adjunto da PMMT, função que passa a ser exercida pelo também coronel André Wilian Dorileo.
A solenidade também contou com desfile das tropas de áreas e batalhões especializados, em continência ao novo comandante-geral da instituição.
Currículo
O coronel Fernando Tinoco tem 47 anos de idade e 26 anos de serviços prestados na Polícia Militar. O novo comandante-geral é bacharel em Administração, pela União de Ensino Superior de Nova Mutum e em Direito, pela Universidade de São Paulo – UNCID. Também é especialista em Gestão de Segurança Pública pela Unemat.
Dentro da Polícia Militar, foi comandante do 26º Batalhão de PM e do 14º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, ambos em Nova Mutum. Ao ingressar no comando-geral da PMMT, deixa a função de secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
Também estiveram presentes na solenidade, o senador Wellington Fagundes; a deputada federal Gisela Simona; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Clarice Claudino da Silva; os secretários de Estado César Roveri (Segurança Pública), Grasielle Bugalho (Assitência Social), Basílio Bezerra (Seplag), David Moura (Cultura, Esporte e Lazer), Laice Souza (Comunicação), Vitor Hugo Bruzulato Teixeira (Justiça); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra; a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel, entre demais autoridades.
fonte: A Bronca poopular
-
ESPORTES7 dias atrás
Corinthians atrasa salários de jogadores e comissão técnica em janeiro
-
ESPORTES7 dias atrás
Flamengo inicia pré-temporada 2025 com foco na Supercopa do Brasil
-
ESPORTES7 dias atrás
Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
-
ESPORTES7 dias atrás
Santos perde de 4 a 1 em jogo-treino para o Athletic-MG
-
ESPORTES7 dias atrás
São Paulo desembarca em Orlando para pré-temporada 2025
-
Agronegócio7 dias atrás
Morte de uma pessoa nos EUA eleva a preocupação com a gripe aviária
-
Agronegócio2 dias atrás
Exportações de frutas brasileiras totalizaram R$ 8,4 bilhões
-
Agronegócio6 dias atrás
Seagro faz balanço positivo do agronegócio em 2024