Eleições 2022
Beto Dois a Um garante esforços como deputado para continuidade de programas para cultura e esporte
O candidato a deputado estadual lembrou que ações deram suporte aos trabalhadores da cultura e do esporte que não podiam trabalhar no período
O candidato a deputado estadual e ex-secretário de cultura, esporte e lazer de Mato Grosso (Secel-MT), Beto Dois a Um (PSB), destacou que pretende trabalhar como parlamentar na Assembleia Legislativa, para garantir a continuidade dos programas que fizeram a cultura e esporte avançarem mesmo durante a pandemia. “São propostas que poderemos ampliar ainda mais no legislativo estadual”, reforça.
“Na época tinha músicos vendendo seus bens para poderem se sustentar. Tivemos a aplicação da Lei Aldir Blanc pela Secel em Mato Grosso onde conseguimos manter essa cultura aquecida, com o Governo do Estado nos disponibilizando recursos – orçamento para que a gente fizesse muitos editais na cultura, no esporte, para que não parassem, mas continuassem a avançar e crescer mesmo na pandemia”, destaca.

Beto também ressaltou que a gestão equilibrada do Governo do Estado juntamente com a secretaria possibilitou ao poder público investir e dar suporte aos trabalhadores da cultura e do esporte que não podiam trabalhar naquele período.
“Participei de um governo que teve atenção e fez mais pela cultura. Antes parecia que as destinações de recursos à cultura era o que sobrava de outros investimentos. Como secretário, conseguimos colocar a cultura e o esporte como protagonistas, pois o governador Mauro Mendes entendeu o fator de transformação social na vida das pessoas e teve um olhar atento que foi essencial para desenvolver esse grande trabalho. No momento mais complicado da história foi a época que mais crescemos, com avanços históricos nessas áreas”, avalia.
O diretor da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Avinner Brandão, enfatizou o legado deixado por Beto Dois a Um a todos os artistas e projetos contemplados por recursos públicos da Secel-MT. “A melhor gestão que a cultura já viu foi a do Beto. Nós tivemos efetivamente a democratização do recurso público e a descentralização de investimentos também referente a projetos culturais. Em todas as regiões de Mato Grosso os artistas se conectaram, se reinventaram e também promoveram o maior diálogo já visto entre cultura e poder público. Esse é o maior legado que o Beto deixa, de uma excelente gestão da pasta”, finaliza Avinner.
Fonte: Eleições 2022


MATO GROSSO
Mato Grosso destaca cultura, gastronomia e natureza em uma das maiores feiras de turismo da América Latina
Mato Grosso participou da Abav Expo 2025, realizada no Rio de Janeiro, de 8 a 10 de outubro, consolidando sua presença em um dos principais eventos do setor turístico da América Latina.
A feira é reconhecida como a maior de posicionamento de mercado do continente, por reunir um público diversificado que inclui agentes e operadores nacionais e internacionais, imprensa e grandes compradores.
Neste ano, o estande de Mato Grosso, com 100 metros quadrados, se destacou pela combinação entre cultura, gastronomia e natureza.
O espaço contou com a presença de representantes dos povos indígenas balatiponé-umutina e haliti-paresi, além de secretários municipais de turismo e 15 operadores que apresentam os principais roteiros do estado.
A programação incluiu ainda a Cozinha Show do chef Marcelo Cotrim, que prepara receitas típicas mato-grossenses ao vivo para o público, e apresentações culturais que celebram a identidade regional, como o violão de João Márcio e a tradicional viola de cocho do mestre Alcides.
A secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, destacou o compromisso do Estado em equilibrar desenvolvimento e sustentabilidade, além dos investimentos em turismo como um dos segmentos econômicos em crescimento, com a vinda de mais turistas ao Estado e dos próprios mato-grossenses viajando mais.
“Além das belezas naturais, Mato Grosso tem investido fortemente em práticas de turismo responsável. Somos fortes no agronegócio — na soja, no algodão, no milho —, mas fazemos questão de lembrar que preservamos cerca de 60% do nosso território. A sustentabilidade está diretamente ligada à forma como conduzimos o turismo, sempre com responsabilidade e com o apoio de guias locais e empreendedores comprometidos com boas práticas ambientais”, afirmou.
Projeção nacional e internacional
Para o presidente da ABAV-MT e dono de uma agência de turismo em Cuiabá, Omar Canavarros, participar da ABAX Expo é essencial para projetar Mato Grosso no cenário nacional e internacional.
“Esse ano já são mais de 50 anos de evento, e estarmos presentes com estande próprio do Governo de Mato Grosso é de suma importância. É uma forma da gente mostrar para o Brasil e para o mundo as belezas e os pontos turísticos do nosso estado — o Pantanal, o Araguaia, a Amazônia, o Cerrado. Quem não é visto, não é lembrado. E a ABAV é o maior encontro de turismo e negócios da América Latina, com mais de 40 mil visitantes e 2 mil fornecedores. É a principal forma de mostrar o que Mato Grosso tem a oferecer”, afirmou.
Omar também destacou a importância da infraestrutura e da qualificação profissional para o fortalecimento do setor.
“O turista, quando viaja, quer conforto e um bom atendimento. Por isso, é fundamental termos boas estradas, restaurantes preparados e profissionais capacitados. A cada ano, o número de visitantes tem aumentado, e isso é resultado direto do esforço conjunto entre poder público e iniciativa privada”, completou.
A Abav Expo
Considerada uma feira multifuncional, a Abav Expo vai além da comercialização de pacotes e produtos turísticos, abrindo espaço para a promoção de destinos, o intercâmbio de experiências e a geração de negócios. É também a mais tradicional do segmento, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), e reúne as principais operadoras e agências do país.
Fonte: Governo MT – MT
-
GERAL6 dias atrás
CHICO GUARNIERI COBRA DIÁLOGO ANTES DE DECISÃO SOBRE FUTURO DA ENERGISA EM MATO GROSSO
-
ARENÁPOLIS2 dias atrás
ATENÇÃO CONTRIBUINTE NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!
-
ARENÁPOLIS2 dias atrás
COPA FUTSAL EMPRESARIAL, EM ARENÁPOLIS!
-
Agronegócio3 dias atrás
Consumo de biodiesel pode superar 10 milhões de m³ em 2026
-
GERAL6 dias atrás
Dr. João cobra melhorias nos serviços da Energisa e prazos em audiência pública em Tangará da Serra
-
POLICIAL2 dias atrás
COMUNICADO: Dedetização DRCI
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Seduc realiza Podcast “Gabaritando” para preparar estudantes para as provas do ENEM 2025
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Corpo de Bombeiros ativa serviço de atendimento pré-hospitalar intermediário em Cáceres nesta terça-feira (7)