MATO GROSSO
Bombeiros militares contêm vazamento de gás de cozinha em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na manhã deste sábado (11.10) para atender uma ocorrência de vazamento de gás liquefeito de Petróleo (GLP) em uma residência de Campo Verde (139 km de Cuiabá).
A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada via 193, por volta das 7h30, e prontamente se deslocou até o endereço.
Ao chegar, foi constatado que havia um odor característico de gás, com concentração perceptível no interior da cozinha.
O imóvel estava evacuado pelos ocupantes, não havendo vítimas ou pessoas em risco imediato.
A equipe da 11ª CIBM procedeu com o fechamento imediato do registro do botijão, a retirada segura do equipamento para a área externa ventilada, e a verificação de possíveis fontes de ignição no ambiente.
Durante a ocorrência, os bombeiros militares orientaram os moradores sobre os riscos e procedimentos de segurança com o uso do gás GLP.
A situação foi controlada sem intercorrências, registro de vítimas ou danos materiais. O local foi deixado em condições seguras, com recomendações repassadas aos responsáveis quanto à substituição de componentes defeituosos e inspeção periódica dos sistemas de gás.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mato Grosso destaca cultura, gastronomia e natureza em uma das maiores feiras de turismo da América Latina
Mato Grosso participou da Abav Expo 2025, realizada no Rio de Janeiro, de 8 a 10 de outubro, consolidando sua presença em um dos principais eventos do setor turístico da América Latina.
A feira é reconhecida como a maior de posicionamento de mercado do continente, por reunir um público diversificado que inclui agentes e operadores nacionais e internacionais, imprensa e grandes compradores.
Neste ano, o estande de Mato Grosso, com 100 metros quadrados, se destacou pela combinação entre cultura, gastronomia e natureza.
O espaço contou com a presença de representantes dos povos indígenas balatiponé-umutina e haliti-paresi, além de secretários municipais de turismo e 15 operadores que apresentam os principais roteiros do estado.
A programação incluiu ainda a Cozinha Show do chef Marcelo Cotrim, que prepara receitas típicas mato-grossenses ao vivo para o público, e apresentações culturais que celebram a identidade regional, como o violão de João Márcio e a tradicional viola de cocho do mestre Alcides.
A secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, destacou o compromisso do Estado em equilibrar desenvolvimento e sustentabilidade, além dos investimentos em turismo como um dos segmentos econômicos em crescimento, com a vinda de mais turistas ao Estado e dos próprios mato-grossenses viajando mais.
“Além das belezas naturais, Mato Grosso tem investido fortemente em práticas de turismo responsável. Somos fortes no agronegócio — na soja, no algodão, no milho —, mas fazemos questão de lembrar que preservamos cerca de 60% do nosso território. A sustentabilidade está diretamente ligada à forma como conduzimos o turismo, sempre com responsabilidade e com o apoio de guias locais e empreendedores comprometidos com boas práticas ambientais”, afirmou.
Projeção nacional e internacional
Para o presidente da ABAV-MT e dono de uma agência de turismo em Cuiabá, Omar Canavarros, participar da ABAX Expo é essencial para projetar Mato Grosso no cenário nacional e internacional.
“Esse ano já são mais de 50 anos de evento, e estarmos presentes com estande próprio do Governo de Mato Grosso é de suma importância. É uma forma da gente mostrar para o Brasil e para o mundo as belezas e os pontos turísticos do nosso estado — o Pantanal, o Araguaia, a Amazônia, o Cerrado. Quem não é visto, não é lembrado. E a ABAV é o maior encontro de turismo e negócios da América Latina, com mais de 40 mil visitantes e 2 mil fornecedores. É a principal forma de mostrar o que Mato Grosso tem a oferecer”, afirmou.
Omar também destacou a importância da infraestrutura e da qualificação profissional para o fortalecimento do setor.
“O turista, quando viaja, quer conforto e um bom atendimento. Por isso, é fundamental termos boas estradas, restaurantes preparados e profissionais capacitados. A cada ano, o número de visitantes tem aumentado, e isso é resultado direto do esforço conjunto entre poder público e iniciativa privada”, completou.
A Abav Expo
Considerada uma feira multifuncional, a Abav Expo vai além da comercialização de pacotes e produtos turísticos, abrindo espaço para a promoção de destinos, o intercâmbio de experiências e a geração de negócios. É também a mais tradicional do segmento, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), e reúne as principais operadoras e agências do país.
Fonte: Governo MT – MT
-
GERAL6 dias atrás
CHICO GUARNIERI COBRA DIÁLOGO ANTES DE DECISÃO SOBRE FUTURO DA ENERGISA EM MATO GROSSO
-
ARENÁPOLIS2 dias atrás
ATENÇÃO CONTRIBUINTE NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!
-
Agronegócio3 dias atrás
Consumo de biodiesel pode superar 10 milhões de m³ em 2026
-
ARENÁPOLIS2 dias atrás
COPA FUTSAL EMPRESARIAL, EM ARENÁPOLIS!
-
GERAL6 dias atrás
Dr. João cobra melhorias nos serviços da Energisa e prazos em audiência pública em Tangará da Serra
-
POLICIAL2 dias atrás
COMUNICADO: Dedetização DRCI
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Seduc realiza Podcast “Gabaritando” para preparar estudantes para as provas do ENEM 2025
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Corpo de Bombeiros ativa serviço de atendimento pré-hospitalar intermediário em Cáceres nesta terça-feira (7)