MATO GROSSO
Cine Teatro Cuiabá recebe mais de 50 mil pessoas em 300 eventos sediados em 2025
Ao longo de 2025, o Cine Teatro Cuiabá recebeu mais de 50 mil pessoas que apreciaram 300 eventos sediados no espaço. A gestão do local é feita pela Associação Cultural Cena Onze, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, mediante Termo de Colaboração/Contrato de Gestão com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), firmados desde 2016.
Inaugurado em 1942 e reconhecido como um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos da capital, o Cine Teatro Cuiabá continua a escrever sua história na cena cultural local. Mais do que um monumento preservado, o espaço destaca-se como um centro de produção e difusão artística ao receber milhares de espectadores anualmente para uma programação diversificada que inclui teatro, cinema, concertos e espetáculos cênicos.
A administração adota uma abordagem que integra a preservação da memória histórica às dinâmicas contemporâneas da gestão pública. O local não apenas exibe arte, mas também a fomenta, servindo como sede para as atividades da MT Escola de Teatro, que transforma o prédio histórico em um verdadeiro laboratório de novos talentos e formação profissional.
O Cine Teatro Cuiabá é um dos únicos teatros que oferece cinema de rua, com os projetos: A Escola vai ao Cine, Encontros com Cinema, Sessão Vitrine e Ponto de Cultura com o projeto Cinema para Todos.
Intervenções
Como todo edifício de caráter histórico e de uso intenso, o Cine Teatro enfrenta desafios naturais na parte de infraestrutura. A administração efetua reformas e manutenções pontuais. Intervenções recentes focaram na modernização e reparo do sistema de ar-condicionado, manutenção do piso e melhorias nas instalações hidrossanitárias.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Escola de Saúde Pública promove residência multiprofissional em 2026
A Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), vai ofertar 29 vagas em cinco programas de residências multiprofissionais em 2026 para contribuir diretamente com a melhoria do cuidado ofertado à população.
O início das residências está previsto para março. As informações sobre o processo seletivo, incluindo cronograma, critérios e etapas de seleção, serão divulgadas em breve pela Secretaria.
“Celebramos a criação dos primeiros programas de residência em área profissional da saúde, o que será muito significativo para a formação dos servidores de saúde de Mato Grosso e para melhorar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde [SUS], sempre de forma gratuita”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A ESP vai oferecer 11 vagas de residência multiprofissional em Atenção Básica – Saúde da Família, com o desenvolvimento das atividades formativas e cenários de prática nos municípios de Cáceres (5 vagas) e Várzea Grande (6 vagas). Haverá ainda seis vagas em Atenção à Saúde da Mulher e seis vagas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
O Hospital Regional de Cáceres terá três vagas em residência multiprofissional em Atenção Oncológica e o Hospital Regional de Sorriso vai ofertar três vagas em residência em Enfermagem Obstétrica.
Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, a criação destas residências foi aprovada na plenária da Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde, do Ministério da Educação, e vai fortalecer a inserção qualificada de profissionais na rede pública de saúde.
“As novas residências da Escola de Saúde Pública representam um avanço inédito na política estadual de formação em serviço, ampliando de forma expressiva a capacidade formativa do SUS em Mato Grosso”, afirmou.
De acordo com Silvia, a ESPT vai ampliar o cenário de residência nas 16 regiões de saúde e, além da criação das residências multiprofissionais, também conquistou importantes avanços na residência médica, reafirmando o compromisso com a ampliação da formação especializada e o fortalecimento da rede assistencial.
A residência médica em Psiquiatria, no Ciaps Adauto Botelho, será ampliada de 2 para 4 vagas e, a residência médica em Ortopedia e Traumatologia, no Hospital Metropolitano, vai aumentar de 2 para 3 vagas.
“Os avanços conquistados representam um marco para a Secretaria de Estado de Saúde, que passa a implantar, de forma inédita, programas de residência em área profissional da saúde. A ampliação das residências médicas também qualifica a Rede de Atenção à Saúde em todo o Estado”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
-
Edição Digital3 dias atrásJORNAL DIGITAL EDIÇÃO 836 – JORNAL A NOTICIA
-
Edição Digital3 dias atrásJORNAL DIGITAL EDIÇÃO 835 – JORNAL A NOTICIA
-
Agronegócio1 dia atrásFGV registra deflação do IGP-M em 2025 e sinaliza menor pressão sobre o campo em 2026
-
Agronegócio3 dias atrásFaltam 30 dias para a abertura oficial, mas a colheita 2026 já começou em dois Estados
-
MATO GROSSO6 dias atrásPolícias Civil e Militar prendem suspeito de estupro em Matupá
-
POLICIAL6 dias atrásPolícias Civil e Militar prendem suspeito de estupro em Matupá
-
Agronegócio4 dias atrásAgronegócio bate recordes em 2025, mas enfrenta desafios de crédito e clima
-
Agronegócio2 dias atrásExportações somaram R$ 2,5 bilhões e cresceram quase 22% em 2025



