MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros localiza e resgata corpos de vítimas após naufrágio no Lago do Manso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou e resgatou os corpos das duas vítimas que estavam desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação ocorrido no domingo (28.12), no Lago do Manso.
No momento do naufrágio, cinco pessoas estavam a bordo da embarcação, sendo quatro integrantes de uma mesma família, pai, mãe e dois filhos, além do piloto. Logo após o ocorrido, o filho mais velho do casal estava utilizando colete salva-vidas e conseguiu nadar até a margem do lago e pedir ajuda. Durante a operação inicial de resgate, a mãe e a criança de colo foram encontradas à deriva em um flutuador e resgatadas com vida.
Na tarde de quarta-feira (31.12), o Corpo de Bombeiros foi acionado por embarcações civis e localizou o corpo do homem que havia emergido e se encontrava a aproximadamente 1 km da margem do lago.
Já na manhã desta quinta-feira (1.1), por volta das 7h30, militares do CBMMT encontraram o corpo do piloto da embarcação, que emergiu nas proximidades da região onde o primeiro corpo foi encontrado.
“As equipes do CBMMT atuaram intensamente desde o acionamento, no domingo (28), empregando buscas superficiais, aéreas e submersas. Em razão da grande extensão da área, da profundidade do lago, da irregularidade do fundo e da presença significativa de troncos e galhos submersos, os trabalhos exigiram planejamento técnico, definição de rotas por triangulação de informações e o uso contínuo de equipamentos de sonar”, destacou o tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza.
A operação contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Marinha do Brasil e da Polícia Militar Ambiental, além do emprego de embarcações, motoaquáticas, drone e outros recursos do CBMMT. Civis voluntários também auxiliaram nas buscas, integrados às ações sob coordenação das equipes oficiais.
Após a retirada, os corpos foram entregues aos órgãos competentes para os procedimentos legais necessários.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Escola de Saúde Pública promove residência multiprofissional em 2026
A Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), vai ofertar 29 vagas em cinco programas de residências multiprofissionais em 2026 para contribuir diretamente com a melhoria do cuidado ofertado à população.
O início das residências está previsto para março. As informações sobre o processo seletivo, incluindo cronograma, critérios e etapas de seleção, serão divulgadas em breve pela Secretaria.
“Celebramos a criação dos primeiros programas de residência em área profissional da saúde, o que será muito significativo para a formação dos servidores de saúde de Mato Grosso e para melhorar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde [SUS], sempre de forma gratuita”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A ESP vai oferecer 11 vagas de residência multiprofissional em Atenção Básica – Saúde da Família, com o desenvolvimento das atividades formativas e cenários de prática nos municípios de Cáceres (5 vagas) e Várzea Grande (6 vagas). Haverá ainda seis vagas em Atenção à Saúde da Mulher e seis vagas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
O Hospital Regional de Cáceres terá três vagas em residência multiprofissional em Atenção Oncológica e o Hospital Regional de Sorriso vai ofertar três vagas em residência em Enfermagem Obstétrica.
Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, a criação destas residências foi aprovada na plenária da Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde, do Ministério da Educação, e vai fortalecer a inserção qualificada de profissionais na rede pública de saúde.
“As novas residências da Escola de Saúde Pública representam um avanço inédito na política estadual de formação em serviço, ampliando de forma expressiva a capacidade formativa do SUS em Mato Grosso”, afirmou.
De acordo com Silvia, a ESPT vai ampliar o cenário de residência nas 16 regiões de saúde e, além da criação das residências multiprofissionais, também conquistou importantes avanços na residência médica, reafirmando o compromisso com a ampliação da formação especializada e o fortalecimento da rede assistencial.
A residência médica em Psiquiatria, no Ciaps Adauto Botelho, será ampliada de 2 para 4 vagas e, a residência médica em Ortopedia e Traumatologia, no Hospital Metropolitano, vai aumentar de 2 para 3 vagas.
“Os avanços conquistados representam um marco para a Secretaria de Estado de Saúde, que passa a implantar, de forma inédita, programas de residência em área profissional da saúde. A ampliação das residências médicas também qualifica a Rede de Atenção à Saúde em todo o Estado”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
-
Edição Digital3 dias atrásJORNAL DIGITAL EDIÇÃO 836 – JORNAL A NOTICIA
-
Edição Digital3 dias atrásJORNAL DIGITAL EDIÇÃO 835 – JORNAL A NOTICIA
-
Agronegócio1 dia atrásFGV registra deflação do IGP-M em 2025 e sinaliza menor pressão sobre o campo em 2026
-
Agronegócio3 dias atrásFaltam 30 dias para a abertura oficial, mas a colheita 2026 já começou em dois Estados
-
MATO GROSSO6 dias atrásPolícias Civil e Militar prendem suspeito de estupro em Matupá
-
POLICIAL6 dias atrásPolícias Civil e Militar prendem suspeito de estupro em Matupá
-
Agronegócio4 dias atrásAgronegócio bate recordes em 2025, mas enfrenta desafios de crédito e clima
-
Agronegócio2 dias atrásExportações somaram R$ 2,5 bilhões e cresceram quase 22% em 2025



