Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Programa MT Iluminado investiu R$ 179 mi e instalou 339 mil luminárias de LED

Publicados

em

Mato Grosso já instalou 339.731 novas luminárias de LED, por meio do programa MT Iluminado. As lâmpadas foram adquiridas pelo Governo do Estado, com o objetivo de modernizar o parque de iluminação pública de Mato Grosso, trazendo mais segurança e qualidade de vida para a população.

Os investimentos nas luminárias chegam a R$ 179,2 milhões. Elas são instaladas por meio de convênios firmados com as prefeituras, sendo que os municípios são responsáveis por apresentar os projetos e certidões e retirar as lâmpadas. Até o momento, o Estado já entregou 357.770 das 425.424 luminárias adquiridas.

As luminárias de LED adquiridas pelo Governo são o que há de mais moderno em tecnologia para iluminação pública. Elas são mais econômicas e eficientes, garantindo uma melhor iluminação com menor gasto energético.

No total, 132 municípios aderiram ao programa. Cuiabá (44.328 luminárias), Sinop (33.312), Várzea Grande (28.856), Sorriso (24.650) e Rondonópolis (20.684), são os municípios que mais receberam luminárias.

Mas, o MT Iluminado não está presente apenas nos grandes municípios. Araguainha (302 luminárias), Serra Nova Dourada (301) , Reserva do Cabaçal (200), Novo Santo Antônio (276) e Ponte Branca (290) – que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são os cinco menores municípios de Mato Grosso, também foram contemplados com o programa.

Leia Também:  Bombeiros socorrem vítima que ficou presa às ferragens em acidente na BR-070

“Essa é uma característica da gestão Mauro Mendes e Otaviano Pivetta, de atender todos os municípios, independente do tamanho da população. O programa MT Iluminado não trata apenas de infraestrutura, ele é um programa que atende a segurança pública e o lazer dos mato-grossenses”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

As luminárias fornecidas têm potências de 50W, 100W, 150W e 200W, atendendo às diferentes necessidades de vias urbanas e áreas públicas. O programa MT Iluminado é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e a MT PAR.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Escola de Saúde Pública promove residência multiprofissional em 2026

Publicados

em

A Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), vai ofertar 29 vagas em cinco programas de residências multiprofissionais em 2026 para contribuir diretamente com a melhoria do cuidado ofertado à população.

O início das residências está previsto para março. As informações sobre o processo seletivo, incluindo cronograma, critérios e etapas de seleção, serão divulgadas em breve pela Secretaria.

“Celebramos a criação dos primeiros programas de residência em área profissional da saúde, o que será muito significativo para a formação dos servidores de saúde de Mato Grosso e para melhorar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde [SUS], sempre de forma gratuita”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A ESP vai oferecer 11 vagas de residência multiprofissional em Atenção Básica – Saúde da Família, com o desenvolvimento das atividades formativas e cenários de prática nos municípios de Cáceres (5 vagas) e Várzea Grande (6 vagas). Haverá ainda seis vagas em Atenção à Saúde da Mulher e seis vagas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

Leia Também:  Mato Grosso se mantém como maior produtor de grãos do país em 2024

O Hospital Regional de Cáceres terá três vagas em residência multiprofissional em Atenção Oncológica e o Hospital Regional de Sorriso vai ofertar três vagas em residência em Enfermagem Obstétrica.

Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, a criação destas residências foi aprovada na plenária da Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde, do Ministério da Educação, e vai fortalecer a inserção qualificada de profissionais na rede pública de saúde.

“As novas residências da Escola de Saúde Pública representam um avanço inédito na política estadual de formação em serviço, ampliando de forma expressiva a capacidade formativa do SUS em Mato Grosso”, afirmou.

De acordo com Silvia, a ESPT vai ampliar o cenário de residência nas 16 regiões de saúde e, além da criação das residências multiprofissionais, também conquistou importantes avanços na residência médica, reafirmando o compromisso com a ampliação da formação especializada e o fortalecimento da rede assistencial.

A residência médica em Psiquiatria, no Ciaps Adauto Botelho, será ampliada de 2 para 4 vagas e, a residência médica em Ortopedia e Traumatologia, no Hospital Metropolitano, vai aumentar de 2 para 3 vagas.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra 17 operações contra facções criminosas nesta quinta-feira (13)

“Os avanços conquistados representam um marco para a Secretaria de Estado de Saúde, que passa a implantar, de forma inédita, programas de residência em área profissional da saúde. A ampliação das residências médicas também qualifica a Rede de Atenção à Saúde em todo o Estado”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA