Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Seduc divulga lista dos 100 classificados para o Programa de Intercâmbio MT no Mundo

Publicados

em

A lista com os nomes dos 100 estudantes selecionados para o Programa de Intercâmbio MT no Mundo já está disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e será oficializada no Diário Oficial de terça-feira (07.03). Divididos em dois grupos, 50% foram selecionados com base nos resultados alcançados pelo acesso à Plataforma EF Education First e, os demais, pela avaliação formativa de saída em 2022. São estudantes de 87 escolas da rede estadual em 52 municípios de todas as regiões de Mato Grosso.

A lista com os classificados está disponível no fim desta reportagem. Conforme os critérios estabelecidos no edital, os candidatos poderão entrar com recurso apenas nesta terça (07). Qualquer contestação deverá ser formalizada unicamente por meio do link abaixo. Conforme as datas previstas no edital, o resultado dos recursos será divulgado no dia 13 deste mês e, a classificação final, após os recursos analisados, no dia 14.
 
Caberá à comissão responsável pelo processo seletivo, por meio da banca examinadora, a apreciação de recursos interpostos contra o resultado da classificação, caso haja.  Será indeferido o pedido de recurso apresentado fora do prazo, fora de contexto e de forma diferente da estipulada no formulário oficial. Dessa forma, a decisão da banca será soberana e irrecorrível, não existindo possibilidade de recurso administrativo.
 
Além da observância criteriosa das regras, os classificados devem ficar atentos aos prazos. O período de entrega dos documentos dos classificados nas unidades escolares pelos responsáveis legais será de 15 a 21 de março, seguido do envio dos documentos digitalizados para as Diretorias Regional de Educação (DREs) no prazo de 22 a 28 de março. Os formulários estão disponíveis no link abaixo.
 
De 29 de março a 5 de maio será o período de agendamento de emissão de passaporte e a data de embarque será definida mediante sucesso no processo licitatório das empresas contratadas para o intercâmbio.
 
As despesas com o deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, eventuais reuniões de orientação agendadas pela Seduc-MT, bem como embarques e desembarques, serão custeadas pelo Governo de Mato Grosso.
 
Consulte a lista dos classificados no link.
Acesso o formulário para contestação no link.
Baixe os documentos anexos no link.

Leia Também:  Porto Alegre do Norte divulga resultado de seletivo para credenciamento de psicólogos

Leia também:
Seduc retifica edital do Programa intercâmbio MT no Mundo

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate quatro incêndios florestais nesta terça-feira (13)

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, nesta terça-feira (13.10), quatro incêndios florestais registrados nos municípios de Água Boa, Nova Xavantina, Nossa Senhora do Livramento e Juruena.

Em todas as ocorrências, os bombeiros atuam de forma estratégica para conter o avanço das chamas, extinguir os incêndios, monitorar as áreas atingidas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 59 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Desse total, 39 focos foram registrados na Amazônia, 18 focos no Cerrado, e dois focos no Pantanal.

Em Terras Indígenas, foram identificados seis focos de calor, sendo quatro focos na Terra Indigena Parque do Xingu, em Querência, e dois focos na Terra Indigena Parabubure, em Campinápolis.

É importante destacar que um foco de calor, isoladamente, não caracteriza um incêndio florestal. O foco de calor é um indicativo de uma área com temperatura elevada, detectada por satélites, que pode ou não estar associada à ocorrência de fogo. Já um incêndio florestal, em geral, é identificado pelo conjunto de diversos focos de calor concentrados em uma mesma área. No caso das terras indígenas, o combate aos incêndios deve ser realizado por órgãos do Governo Federal, uma vez que o Estado não possui autorização para atuar.

Leia Também:  Polícia Civil detém jovens por receptação de cigarro eletrônico em Cáceres

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia Também:  Coronel PM fala sobre polícia preventiva no programa Explicando Direito

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA