Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Tradicional Festa de São Benedito será neste domingo (02) em Cuiabá

Publicados

em

Com mais de 300 anos de história e tradição, será realizada neste domingo (02.07) a celebração de encerramento da Festa de São Benedito, em Cuiabá. As comemorações, que começaram no início do mês, serão encerradas na data com missa, homenagens ao santo católico e festejos da cultura regional, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A celebração deste ano conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

A programação desta semana começou nesta terça-feira (27.06) com a missa das 5h, Levantamento do Mastro e chá com bolo. As festividades continuam na quinta-feira (29.06), sexta-feira (30.06) e sábado (01.07), mantendo a tradição da missa das 5h e chá com bolo para os participantes. À noite, a partir das 18h, a comunidade recebe o povo cuiabano com comidas típicas e música regional.

No domingo, último dia da festa, a programação continua com as mesmas festividades dos dias anteriores, e inclui o almoço regional, às 11h30, e a procissão dos devotos, às 17h30. A noite termina com mais celebração ao santo católico, música e comidas típicas.

Leia Também:  Forças de segurança realizam palestras em escola de Cuiabá com orientações para um trânsito mais seguro

A Festa de São Benedito é uma das mais antigas e esperadas celebrações da população cuiabana e marca a história da cidade, a religiosidade e a ancestralidade do povo. Começou pela devoção dos escravos negros ao então monge Benedito de Palermo, popular pelos milagres feitos em vida. Era uma celebração dos pobres e excluídos, que não tinham representatividade social. Com o decorrer dos anos, a festa ganhou mais popularidade e alcançou outras classes sociais, tornando-se uma expressão da cultura regional.

“Para mim e para a minha família, em prol de São Benedito, é uma grande alegria e uma honra muito grande. Um santo dos humildes e dos excluídos, que já realizou muitos milagres. Então eu só tenho a agradecer por tantas bençãos e proteção. E que São Benedito continue abençoando a nossa cidade e que a nossa cultura não morra. Porque além da festa religiosa, envolve também a cultura e a história do nosso povo cuiabano”, comenta o Rei da festa este ano, Paulo Simões.

Hoje, a Festa de São Benedito faz parte da tradição da cidade, e é uma das mais longas festas religiosas de Mato Grosso, durando em torno de mês entre o período de visita dos festeiros e esmoleiros, até o encerramento com a festa na Igreja.

Leia Também:  Cuiabá duela com o Goiás na Arena Pantanal pela 33ª rodada do Brasileirão

“Os cuiabanos são muito devotos de São Benedito e ele é muito poderoso. Eu estou muito feliz de ter sido escolhida como rainha da Festa. É muito trabalho e responsabilidade, mas, como cuiabana, penso que não podemos deixar morrer essa tradição. Agradeço muito ao padre Pedro e a todos que me escolheram como festeira”, ressalta a Rainha da festa este ano, Lurdes Nigro, a dona Lurdinha.

A celebração deste ano conta com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio de emenda parlamentar, e é realizada pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Mitra Arquidiocesana de Cuiabá.

(Com informações da Assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governador determina retomada de contratos do Samu na Baixada Cuiabana

Publicados

em

O governador Otaviano Pivetta determinou, nesta quinta-feira (30.4), a retomada dos contratos dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que haviam sido encerrados no fim do mês passado.

“Em consideração à contribuição e ao histórico do serviço prestado, o Governo de Mato Grosso decidiu pela recontratação dos profissionais. O mais importante é garantir o atendimento à população. O Samu e o Corpo de Bombeiros vão seguir atuando juntos, com qualidade, rapidez e eficiência”, afirmou o governador.

A decisão foi tomada durante reunião com a Comissão de Saúde e representantes do setor, no Palácio Paiaguás.

Segundo a secretária-adjunta do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fabiana Bardi, a medida também define os procedimentos administrativos para o retorno dos profissionais.

“O governador decidiu que esses profissionais retomem seus postos aos quais eram vinculados. Todo o processo de retomada será feito em conjunto com a Seplag, conforme os procedimentos administrativos necessários”, explicou.

A enfermeira do Samu, Damares Figueiredo, destacou a importância da decisão para a continuidade do serviço. “Essa decisão do governador garante a continuidade do trabalho e traz segurança tanto para os profissionais quanto para a população. Com isso, conseguimos manter o atendimento dentro dos padrões do SUS, com qualidade e segurança. O Samu é um serviço essencial, que atende toda a população”, disse.

Leia Também:  E-book sobre atendimento às vítimas de violência será lançado amanhã

Também participaram da reunião a secretária adjunta de Administração Sistêmica da SES, Cristiane Mello, e os deputados estaduais Dr. João, Paulo Araújo e Lúdio Cabral.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA