POLICIAL
Prefeitura de Sinop apoia Arraiá do CTN e fortalece valorização da cultura nordestina
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, apoiou a realização da quinta edição do Arraiá do CTN (Centro de Tradições Nordestinas), promovido na última sexta-feira e sábado (10 e 11), no bairro Jardim América. O evento contou com dois dias de programação gratuita, com apresentações de quadrilhas juninas, shows nacionais, pratos típicos e atividades para toda a família.
A moradora do Jardim Violetas, Benedita Palma, participou da primeira noite do evento e destacou o ambiente preparado pela organização. “Moro lá no Violetas e vim aqui curtir um forró, eu gosto muito de forró. Eu já vim aqui nessa festa no Jardim América várias vezes. Achei muito lindo, eles arrasaram, ficou bonito aqui”, relatou.
De acordo com o coordenador artístico, Flávio Alves, a festa cresceu ao longo dos últimos cinco anos e se consolidou como uma das principais celebrações da cultura nordestina em Sinop. “Tudo começou aqui, há cinco anos, em cima de um caminhão, e hoje temos esse megaevento, aumentando a cada ano com o apoio da Prefeitura, da gestão do senhor Roberto Dorner e do vice Paulinho, que sempre acreditaram na cultura nordestina. Nessa quinta edição estamos com três shows nacionais, totalmente gratuitos. Temos também cinco apresentações de juninas profissionais, como se fosse carnaval, com roupas de primeira, danças de qualidade. Venham conhecer. Você que não é nordestino, vale a pena conhecer, e você que é nordestino, pode vir matar um pouco da saudade”, declarou.
Além das apresentações culturais, o público também pôde aproveitar uma ampla praça de alimentação e atrações voltadas às crianças. “Aqui nós temos muitas comidas típicas do Norte e do Nordeste, vatapá, os tradicionais pastel e espetinho, tem pescaria para as crianças, brinquedos e algumas brincadeiras surpresa”, acrescentou Alves.
Entre as atrações nacionais, o público pode assistir aos shows da Banda Tarraxinha, Forró Saborear e Klessinha. O palco também recebeu artistas locais, a exemplo de Raquel Kekel. “Para mim é uma honra subir nesse palco, ao lado desses grandes músicos, representando os artistas locais. Nossa cidade conta com tanta gente boa e estou muito feliz de estar aqui. O público pode esperar muita música animada, para dançar, vamos levantar poeira do chão”, disse.
Para o vice-prefeito Paulinho Abreu, parceiro da iniciativa desde sua criação, o evento representa um importante espaço de valorização das raízes culturais. “É uma festa que a gente apoia desde o início. É uma festa que a gente faz questão que venha essa atração cultural aqui para o bairro. Uma festa boa, que a cada ano fica melhor, com uma organização muito boa, e a população só tem a aproveitar. Quero parabenizar o CTN, os vereadores que sempre apoiaram com emendas. A Prefeitura sempre apoia esse tipo de evento, com a cultura nordestina muito forte na nossa cidade. O CTN faz um trabalho com as crianças, trabalho social, além de resgatar a cultura nordestina”, apontou.
O vereador Célio Garcia também ressaltou a importância do apoio ao evento e da valorização das diferentes manifestações culturais presentes em Sinop. “Eu sou nordestino, então a gente está sempre participando. Enquanto parlamentar, não medimos esforços para também ajudarmos na realização deste evento, não apenas por ser nordestino, mas por saber que precisamos valorizar as nossas culturas. Assim como nós valorizamos o CTG, enaltecemos e também valorizamos a tradição nordestina. Quero, desde já, parabenizar os moradores do Jardim América e a diretoria pelo empenho em realizar um evento como esse. A Prefeitura e a Câmara estão unidas para que tenhamos ações como essa, que valorizem a cultura do Sul, do Nordeste, do Centro-Oeste e assim por diante”, afirmou.
Apresentações juninas profissionais
Entre as atrações culturais esteve a Junina Arrasta Tudo, de Sorriso – MT. “Esse ano, o repertório da Junina Arrasta Tudo vem com um tema muito atual: a violência contra a mulher, o empoderamento da mulher diante das dificuldades que ela encontra na sociedade. A gente trabalhou esse repertório de uma forma dramática, com momentos emocionantes. Preparamos tudo com muito carinho para levar esse trabalho a todo o Estado por onde a gente tem passado”, relatou o vice-presidente do grupo, Rafael Maniezo.
Segundo ele, o grupo atua há 14 anos promovendo a cultura nordestina e reúne participantes de diferentes faixas etárias. “Desde então, a gente vem com uma formação média de 12 a 16 pares. Esse ano estamos com 16 pares, com crianças a partir de 10 anos de idade até adultos. Trabalhamos no Estado todo, nos apresentando em outros municípios”, acrescentou.
Assim como apresentações de escolas de samba nos carnavais, Rafael explicou que as apresentações das juninas também precisam ser preparadas com bastante antecedência. “Estamos desde janeiro deste ano elaborando coreografia, repertório, as produções de roupas, estrutura de cenário. Tudo isso é pensado para que haja uma imersão no assunto que vamos estar trabalhando”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
POLICIAL
PM prende homem que agrediu mulher e matou cachorro de estimação da vítima em Cuiabá
Policiais militares do 24º Batalhão prenderam um homem, de 45 anos, pelos crimes de violência doméstica, lesão corporal e maus-tratos a animais, na noite deste domingo (12.7), em Cuiabá. O suspeito foi detido em flagrante após agredir a sua esposa, de 46 anos, e matar o cachorro de estimação da vítima.
A equipe do 24º BPM foi acionada para verificar uma denúncia de violência doméstica, no bairro Mirante do Parque, após vizinhos terem ouvido a vítima gritando por socorro. No local, as testemunhas relataram que a mulher havia fugido da casa, em direção a uma área de terreno baldio.
Os policiais fizeram buscas pela vítima e não a encontraram primeiramente. Em seguida, os militares foram informados que o suspeito do crime estava na residência, junto das filhas da vítima, que foram até a casa para prestar socorro à mãe.
No endereço, o suspeito foi identificado e resistiu a abordagem da PM, sendo necessário o uso da arma Taser para sua incapacitação, sendo detido na sequência. Ainda no local, foi apreendida uma machadinha, que havia sido usada por ele, e o corpo de um cachorro morto.
A vítima compareceu novamente na casa e foi vista com algumas lesões pelo corpo, como rosto, pescoço, clavícula e toda região dorsal. Para os militares, ela confirmou ter sido agredida pelo suspeito com o uso da machadinha e que ele também usou o objeto para matar seu cachorro de estimação, além de fazer ameaças de morte contra ela.
A mulher foi encaminhada para atendimento médico e o agressor recebeu voz de prisão, sendo conduzido até a Central de Flagrantes para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
ARENÁPOLIS6 dias atrásNeste final de semana aconteceu a grande final da Copa Interbairros 2026, reunindo atletas, torcedores e a comunidade em mais um momento marcante para o esporte do nosso município.
-
ESPORTES6 dias atrásArgentina vira contra o Egito nos acréscimos e se classifica às quartas de final da Copa do Mundo
-
ESPORTES7 dias atrásBélgica atropela Estados Unidos por 4 a 1, avança às quartas de final na Copa do Mundo
-
Várzea Grande6 dias atrásGestão municipal quer ampliar renda da agricultura familiar em Várzea Grande
-
ESPORTES7 dias atrásEspanha elimina Portugal de Cristiano Ronaldo com gol nos acréscimos
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal intensifica patrulhamento ostensivo em bairros e região central de Várzea Grande
-
POLICIAL6 dias atrásPrefeitura de Sinop realiza visita técnica na Praia do Cortado para planejamento do Festeja Sinop
-
ESPORTES6 dias atrásSuíça elimina a Colômbia nos pênaltis e fecha as vagas nas quartas de final da Copa do Mundo



