POLICIAL
Prefeitura de Sinop e entidades realizam capacitação para facilitar processos de legalização empresarial
A Câmara Municipal de Sinop sediou, na tarde desta quinta-feira (25), o primeiro dia da capacitação ‘Imersão: Capacitação Redesim – Abertura, Legalização e Funcionamento de Empresas’. O evento gratuito, promovido pela Prefeitura de Sinop, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (Faepen) e Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas (Asccont), contou com a presença de empresários, empreendedores e profissionais da contabilidade.
O encontro teve como foco esclarecer os procedimentos legais da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), com orientações sobre abertura, alteração e funcionamento de empresas. A iniciativa aborda sobre o processo de legalização empresarial para oferecer mais segurança e agilidade a quem deseja empreender.
Durante a abertura, a secretária de Finanças e Orçamento de Sinop, Ivete Mallmann, destacou a relevância da parceria entre Prefeitura, Asccont, Faepen e Conselho Regional de Contabilidade para fortalecer a qualificação dos profissionais que lidam diariamente com o sistema. “Estamos trabalhando em conjunto para auxiliar e capacitar os contadores e empresários sobre a Redesim. É muito importante que cada um compreenda o sistema e tire suas dúvidas para que nós possamos avançar. É uma parceria com foco na qualificação, na melhora do serviço público e melhor entrega de todos”, afirmou.
O vice-presidente da Asccont, Antônio Ricardo, reforçou que a capacitação representa um avanço importante para melhorar a comunicação entre contadores e poder público. “A capacitação é relevante pois melhora a comunicação dos profissionais da contabilidade, que lidam diretamente com a Redesim, com os órgãos públicos. Esse trabalho da Prefeitura Municipal contribui para uma troca de informações mais eficiente entre o poder público e empresários. Nossa expectativa é que tenhamos mais de oitenta profissionais nesses quatro encontros e que possamos capacitar o maior número de pessoas”, declarou.
O primeiro módulo da capacitação abordou sobre a legislação pertinente ao Sistema Redesim, incluindo decretos municipais recentes e a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. Além dos especialistas da Prefeitura e da Asccont, representantes de entidades municipais e estaduais também participaram da abertura da imersão.
O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Lucas Brito, participou da abertura e ressaltou os ganhos que o sistema trouxe para empresários e órgãos de fiscalização. “O Corpo de Bombeiros está presente nessa capacitação para a Redesim, é uma instituição que faz parte dessa plataforma, e houve um ganho muito grande com a criação e com a otimização do uso desse sistema. Observamos que a demanda principal da Redesim é o nosso procedimento simplificado, que é um procedimento todo on-line, muito econômico, que o empresário ou contador consegue utilizar a plataforma e já sair ali com o certificado de aprovação em dia”, explicou.
O contador João Carlos esteve presente na capacitação e reforçou que a oportunidade de diálogo direto com os órgãos públicos ajuda a reduzir falhas e otimizar processos. “Esse encontro era algo que os contadores estavam aguardando há algum tempo. O contato direto com quem analisa os processos facilita muito o entendimento, não só nosso dos contadores, mas também por parte do órgão público, porque a tela que nós vemos quando trabalhamos é uma, e quando eles analisam o processo é outra. É extremamente importante esse canal de comunicação entre órgão público e contadores, que, por sua vez, estão representando todos os empresários da cidade. Esperamos sanar algumas dúvidas ao longo dos quatro encontros e acredito que todos vamos ganhar com a capacitação”, pontuou.
A programação segue nas próximas semanas com novos módulos. No dia 02 de outubro, o tema será viabilidade, com foco em abertura, alteração e localização de empresas. No dia 09, o encontro abordará sobre licenciamento junto a órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Medicina, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. O ciclo será encerrado no dia 16 de outubro com as orientações sobre os processos municipais de licenciamento.
Os encontros são transmitidos pelo canal oficial da Câmara Municipal de Sinop e permite que os interessados acompanhem de forma on-line. O link da primeira transmissão está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vgxv2iPiSIQ.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
POLICIAL
Polícia Militar prende cinco suspeitos por furtar 480 litros de diesel de fazenda
Policiais militares do 7º Comando Regional prenderam, nesta sexta-feira (12.6), cinco pessoas suspeitas de integrar um esquema de furto e comercialização ilegal de óleo diesel na zona rural de Campo Novo do Parecis. A ação resultou na apreensão de aproximadamente 480 litros de combustível, além de equipamentos utilizados para a retirada, transporte e armazenamento do produto.
As equipes receberam informações de que um motorista de ônibus, pertencente a uma propriedade rural do município, estaria desviando combustível do veículo e repassando o produto a terceiros para revenda. Conforme a denúncia, o suspeito realizaria a retirada do óleo diesel às margens da MT-235, sentido ao município de Sapezal.
Diante das informações, os policiais militares intensificaram o patrulhamento na região e localizaram os envolvidos no momento em que realizavam a transferência do combustível do tanque do ônibus para galões plásticos. Durante a abordagem, os militares encontraram recipientes contendo óleo diesel sendo armazenados no porta-malas de um veículo utilizado pelo grupo.
No local, foram apreendidos galões abastecidos com combustível, além de um terceiro recipiente que estava sendo preenchido diretamente do tanque do coletivo. Os suspeitos foram detidos e passaram a ser questionados sobre a origem e o destino do material.
Os policiais receberam informações sobre um galpão utilizado para armazenar o combustível furtado. No endereço indicado, as equipes encontraram diversos recipientes contendo óleo diesel, bombas elétricas utilizadas para transferência de líquidos e quatro reservatórios, com capacidade aproximada de mil litros cada.
Ao todo, foram apreendidos 22 galões contendo cerca de 480 litros de óleo diesel, além dos equipamentos empregados na movimentação do combustível.
Diante dos fatos, os cinco suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Judiciária Civil, juntamente com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Militar registra aumento nas prisões em flagrante e por tráfico de drogas em 2026
-
ESPORTES6 dias atrásAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
Agronegócio6 dias atrásSemana será dedicada ao avanço da genética Nelore
-
GERAL2 dias atrásTRIBUNAL PÚBLICO – “Ninguém pode ser condenado primeiro e ouvido depois”, dispara Chico Guarnieri
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Militar prende dois faccionados e resgata vítima de sequestro e tortura em Aripuanã
-
ESPORTES7 dias atrásEndrick brilha e Brasil supera Egito em último teste antes do Mundial
-
POLICIAL6 dias atrásCavalaria da PM conduz dois faccionados e apreende 13,7 quilos de drogas em Nova Mutum



