Várzea Grande
Aliança pela Água reativa três poços e reforça abastecimento com mais de 1,5 milhão de litros por dia em Várzea Grande
A força-tarefa criada para enfrentar a histórica crise no abastecimento de água em Várzea Grande já iniciou as primeiras ações no município. A Aliança pela Água, formada pelo Governo de Mato Grosso, Prefeitura de Várzea Grande, Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAEVG), começou a executar medidas emergenciais para ampliar a oferta de água à população.
No último fim de semana, pelo menos três poços foram reativados e voltaram a operar. Segundo o presidente do DAEVG, Rogerinho da Dakar, cada poço tem capacidade para injetar cerca de 500 mil litros de água por dia na rede de distribuição, o que representa um acréscimo superior a 1,5 milhão de litros diários no sistema de abastecimento.
A reativação dos poços integra a primeira etapa do plano emergencial da Aliança pela Água, iniciativa criada para recuperar e estabilizar o fornecimento de água em Várzea Grande, município que há mais de 40 anos enfrenta problemas recorrentes de abastecimento, afetando milhares de moradores em diversos bairros.
Além das ações imediatas, o Governo de Mato Grosso anunciou investimentos de R$ 60 milhões para fortalecer a infraestrutura do sistema de abastecimento no município. Os recursos serão destinados à execução de obras e intervenções estruturantes, com o objetivo de ampliar a capacidade de produção e distribuição de água, aumentando a segurança hídrica e reduzindo os impactos da escassez enfrentada pela população.
A expectativa é de que a atuação integrada entre os órgãos envolvidos e os investimentos previstos contribuam para solucionar, de forma gradual e permanente, um dos principais desafios enfrentados por Várzea Grande nas últimas quatro décadas.
Galeria de Fotos (9 fotos)
Várzea Grande
Guarda Municipal intensifica fiscalização durante Operação Sossego Azul e realiza prisão em Várzea Grande
A Guarda Municipal de Várzea Grande deflagrou, na noite da última sexta-feira (31), mais uma edição da Operação Integrada Sossego Azul, ação voltada ao combate à poluição sonora, à fiscalização de estabelecimentos comerciais e à promoção da segurança e do sossego público em diversas regiões do município.
Durante a operação, mais de 200 pessoas foram abordadas pelas equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Ao todo, oito estabelecimentos comerciais passaram por fiscalização integrada dos órgãos participantes.
No âmbito da fiscalização ambiental, a Guarda Municipal lavrou oito Autos de Inspeção por infrações à Lei Municipal nº 2.846/2006, que dispõe sobre a poluição sonora. A Fiscalização de Posturas realizou duas inspeções, enquanto a Vigilância Sanitária interditou um estabelecimento e emitiu três notificações. Já o Corpo de Bombeiros Militar expediu cinco notificações durante a ação.
Além das fiscalizações administrativas, a operação também resultou na prisão de um homem pela Guarda Municipal por tráfico de entorpecentes.
A Operação Integrada Sossego Azul reúne forças de segurança e órgãos de fiscalização com o objetivo de coibir irregularidades, garantir o cumprimento da legislação, combater a criminalidade e proporcionar mais tranquilidade, segurança e qualidade de vida à população de Várzea Grande.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
Várzea Grande7 dias atrásDiálogo e valorização marcam reunião entre Secretaria de Saúde, sindicato e Conselho sobre PCCS
-
Várzea Grande7 dias atrásPrefeitura apoia pesquisa da UFMT para monitoramento de lagartas em propriedades rurais de Várzea Grande
-
Várzea Grande6 dias atrásMoradores do Construmat devem fazer cadastramento de seus imóveis até dia 31 de julho
-
Agronegócio6 dias atrásSafra 26/27 deve começar sob excesso de chuva no Sul e seca no Centro-Oeste
-
Agronegócio6 dias atrásBrasil pode unificar rastreabilidade para blindar soja e carne à China e à União Europeia
-
POLICIAL6 dias atrásPrefeitura de Sinop determina que empresa refaça obra de asfalto da rua Alberto Baranjak
-
ARENÁPOLIS4 dias atrásNOVA AMBULÂNCIA PARA ARENÁPOLIS
-
POLICIAL6 dias atrásJogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses avançam em Sinop; confira os resultados desta segunda-feira (27)



