Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Alunos da EMEB Ana Francisca de Barros utilizam quilling e atividades de primavera como ferramentas de aprendizagem

Publicados

em

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Francisca de Barros, participantes do programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), desenvolveram atividades pedagógicas que uniram arte, criatividade e aprendizagem. Entre as propostas, estão a utilização da técnica artesanal de quilling e a confecção de flores para celebrar a chegada da primavera.

O quilling consiste em transformar tiras de papel em diferentes formas e desenhos por meio de enrolamento e modelagem. A atividade proporcionou momentos de concentração, autonomia, imaginação e desenvolvimento da coordenação motora, além de estimular a expressão artística e a confiança dos estudantes na própria capacidade de criar.

De acordo com a professora de artesanato, Jéssica Campos, durante a atividade os alunos enrolaram, dobraram, modelaram e colaram os papéis, dando forma às próprias criações. A cada etapa, novas ideias surgiram, permitindo que cada estudante explorasse diferentes possibilidades de formas, cores e composições.

“Utilizar a arte como ferramenta de aprendizagem possibilita que os estudantes desenvolvam habilidades que também contribuem para o desempenho em outras áreas do conhecimento”, explicou.

A professora destaca que essas habilidades estão relacionadas ao processo de aprendizagem, especialmente em atividades que exigem escrita, organização, resolução de problemas e construção do pensamento.

Leia Também:  Obras de reestruturação do Pronto-Socorro iniciam nova fase

“As atividades desenvolvidas pelos alunos demonstram como práticas artísticas podem ser integradas ao cotidiano escolar para tornar a aprendizagem mais significativa, participativa e prazerosa, valorizando o desenvolvimento de diferentes competências dos estudantes”, afirmou.

PRIMAVERA

Com a chegada da primavera, os alunos da EMEB Ana Francisca de Barros também participaram de uma atividade criativa que uniu aprendizagem, arte e valorização do ambiente escolar. A proposta consistiu na confecção de flores utilizando diversos materiais, como canudos coloridos e outros elementos disponíveis para a produção.

Durante a atividade, os estudantes puderam explorar a criatividade, desenvolver habilidades manuais e perceber como materiais simples podem ganhar novas formas e significados por meio da arte.

Segundo a diretora da unidade escolar, Lourdes Caitana de Campos Silva, as flores produzidas pelos alunos também foram utilizadas na decoração da escola, transformando os espaços em ambientes mais coloridos, acolhedores e agradáveis para toda a comunidade escolar.

“Essas iniciativas reforçam a importância de atividades práticas no cotidiano escolar, proporcionando aos estudantes momentos de interação, expressão artística e aprendizagem de forma significativa. Com a chegada da primavera, decidimos trazer suas cores, formas e beleza para o nosso ambiente, realizando atividades artísticas com as crianças com a proposta de florir a escola. É muito gratificante ver o envolvimento dos nossos alunos em atividades que valorizam tanto o aprendizado quanto o cuidado com o espaço onde convivem diariamente”, completou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Prefeitura apresenta LOA 2027 com orçamento estimado em R$ 2,3 bilhões e revisa PPA

Publicados

em

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou, nesta sexta-feira (18.09), audiência pública para apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2027 e da revisão do Plano Plurianual (PPA) 2027-2029. O evento ocorreu na sede do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), localizada no bairro Chapéu do Sol.

Conforme apresentado durante a audiência, o Município estima um orçamento de R$ 2.327.169.616,10 (dois bilhões, trezentos e vinte e sete milhões, cento e sessenta e nove mil, seiscentos e dezesseis reais e dez centavos) para 2027.

“Estamos apresentando um orçamento que atende e contempla diversas áreas do nosso município. Claro que o foco da gestão Flávia Moretti é atender com a maior qualidade possível a educação, obras e infraestrutura e saúde, porém também abrangemos outros itens, como a valorização dos servidores públicos, com a atualização dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)”, explicou a secretária municipal de Planejamento, Lucineia Ribeiro.

Segundo a secretária, a revisão do PPA ocorre, entre outros motivos, pela concentração de 65 das 235 ações previstas no plano anterior dentro de um único programa, denominado Apoio Administrativo.

“Havia dentro deste programa a construção de CRAS e Centro POP, quartel da Guarda Municipal, valorização dos servidores, plano de mobilidade urbana, entre outros. Quando há tantas políticas públicas dentro de um mesmo programa, fica mais difícil a realização. Então, organizamos o PPA em 15 programas, cada um respondendo a um problema específico e com suas ações”, afirmou Lucineia.

Leia Também:  Obras de reestruturação do Pronto-Socorro iniciam nova fase

Programas

Com a revisão, o PPA está organizado em 15 programas:

  • Saúde Integral Resolutiva;
  • Educação com Aprendizagem e Inclusão;
  • Saneamento Universal e Segurança Hídrica;
  • Mobilidade, Acessibilidade e Infraestrutura Urbana;
  • Proteção Social, Direitos Humanos e Segurança Alimentar;
  • Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Inovação e Turismo;
  • Conexão Agroverde;
  • Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Urbano;
  • Cultura, Esporte e Lazer;
  • Segurança e Defesa Civil;
  • Administração Tributária, Regularização Fiscal e Eficiência de Gastos;
  • Gestão de Pessoas e Valorização de Pessoas;
  • Planejamento de Governança e Gestão por Resultados;
  • Captação de Recursos, Projetos e Articulação Institucional Metropolitana;
  • Previdência Municipal.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA