Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Educação promove Oficina de Tecnologia para alunos da rede municipal

Publicados

em

Iniciativa inédita em Várzea Grande vai ofertar, de forma acessível e de acordo com a faixa etária dos estudantes, atividades de focadas em Realidade Virtual, Robótica com Lego, Impressão 3 D e Círculos com Arduino

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) vai promover durante o período de férias escolares, a Oficina de Tecnologia, voltada aos alunos da rede municipal de Várzea Grande. A iniciativa inédita no Município vai atender até 440 alunos do dia 10 a 18 de julho no Núcleo de Educação Tecnológico (NET/VG).

De acordo com o secretário Cleiton Santana, a Oficina de Tecnologia vai contar com atividades para alunos de 8 a 14 anos, com foco em Realidade Virtual, Robótica com Lego, Impressão 3 D e Círculos com Arduino. “Cada oficina foi pensada para apresentar conceitos de forma acessível e divertida conforme cada faixa etária” explicou.

A oficina de Realidade Virtual (RV) vai possibilitar a exploração de ambientes imersivos com foco em preservação ambiental e experiências educativas.

A oficina de Robótica com Lego vai abordar a montagem e programação de robôs autônomos e de sumô, aprendendo conceitos de sensores, lógica e movimento.

Leia Também:  Guardas Municipais participam de aula prática sobre fiscalização de trânsito

A oficina de Impressão 3D terá como foco a criação e visualização de objetos tridimensionais.

Nas oficinas, os alunos desenham um modelo e poderão ver o objeto ser impresso ao vivo.

Já a Oficina de Circuitos com Arduino vai explorar a introdução à eletrônica básica e lógica de programação por meio da construção de um semáforo funcional com LEDs e botões.

Para a superintendente Pedagógica, Majô Dias, os ganhos educacionais podem ser expressivos, na medida em que os alunos puderem desenvolver o raciocínio lógico e pensamento computacional, o estímulo à criatividade, o trabalho em equipe e resolução de problemas. “O contato prático com ferramentas e linguagens usadas em profissões do futuro propiciam a ampliação do repertório em ciência, tecnologia, engenharia e matemática” pontuou.

Após o período de férias escolares, que teve início no dia 7 e termina no dia 21 de julho, além das oficinas na sala de aula fixa no NET-VG, as atividades continuarão com uma Sala de Aula Móvel. Uma carreta equipada com kits tecnológicos circulará semanalmente nas escolas, garantindo acesso das oficinas aos alunos da rede municipal de Várzea Grande.

Leia Também:  Fiscais flagram bocas de lobo bloqueadas por moradores e alerta para riscos de alagamentos e erosões

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Prefeita Flávia Moretti vistoria obra do Beco do Alameda: “Há 40 anos ninguém olha para cá e agora está resolvendo”, diz presidente do bairro

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, vistoriou, nesta sexta-feira (28.08), as obras de revitalização urbana do Beco da região do Alameda. A intervenção é resultado de uma compensação urbanística, com recursos privados da empresa Tarumeiro Mato-Grossense Empreendimentos Imobiliários Ltda., no valor de R$ 200 mil.

Conforme a prefeita, o local está sendo transformado com a implantação de drenagem e bocas de lobo, medidas que têm como objetivo evitar alagamentos e garantir maior durabilidade à obra. O espaço também receberá projeto urbanístico e paisagístico.

“Aqui é um local onde andei e visitei várias pessoas. Vim conferir, pois é uma obra bonita e que será um ponto de encontro importante para a comunidade. As obras de drenagem já foram feitas e, daqui a pouco, estará do jeito que muitos moradores do Alameda desejam”, afirmou a prefeita.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, explicou que a obra contempla uma área de 628 m², com investimento de R$ 200 mil.

“A compensação urbanística é um instrumento justo e moderno. As empresas que se instalam em Várzea Grande precisam contribuir para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria da vida de quem aqui mora. Esse projeto mostra como o setor público e o privado podem caminhar juntos em benefício da população”, destacou.

Leia Também:  Programa Qualifica + VG e Senac estão com inscrições abertas para curso de salgados

O presidente do bairro Alameda, Manoel Gonçalo, conhecido como “Canhão”, conta que a comunidade espera há mais de 30 ou 40 anos pela realização da obra.

“Aqui é um local que nunca foi olhado, nunca foi planejado, mas agora temos uma grande esperança. Por isso, eu agradeço e fico feliz em ver esse projeto dando certo”, afirmou Canhão.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA