Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Equipes da Saúde intensificam imunização do grupo prioritário

Publicados

em

Equipes da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde estão reforçando a busca ativa por servidores públicos que se enquadram nos critérios dos grupos prioritários para receber a vacina contra influenza. Pessoas que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde já foram imunizadas na Câmara Municipal, na sede da secretaria de Saúde, totalizando a aplicação de 123 doses apenas na ação de ontem (4). Hoje, dia 5, – o dia todo – é a vez dos policiais militares do 2º Comando Regional, com sede na Avenida Filinto Müller, receberem as doses da campanha 2026.

Os técnicos seguirão amanhã (6), durante todo o dia no batalhão, para atualizar a cobertura vacinal.

Conforme o Ministério da Saúde, integram os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e pessoas em situação de rua.

O Guarda Municipal de Várzea Grande, Carlos Ramón Félix, aproveitou a vacinação na Câmara de Vereadores, e garantiu a atualização vacinal. “É preciso estar imunizado, ainda mais na minha função que tem contato direto com as pessoas o tempo todo. Todo ano eu busco a dose. É muito importantes essa iniciativa de as equipes virem ainda mais próximas da gente”.

A busca ativa segue durante a semana. No dia 7 de maio, a vacinação será realizada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 8h30 às 10h30, contemplando servidores da unidade e Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

Leia Também:  Secretaria de Saúde reforça estratégicas de combate às arboviroses

Já no dia 8 de maio, as equipes da Saúde estarão no Centro de Convivência Vovô Zeid, durante o período da manhã, para imunizar os idosos atendidos no local.
Como reforça a secretária de Saúde, Valéria Nogueira, a ação segue determinação do Ministério da Saúde, que prioriza a primeira etapa da campanha para pessoas consideradas de maior risco.

“É uma proteção necessária à população mais vulnerável às complicações da influenza e uma forma de evitar aumento da demanda nas unidades de saúde. Realizamos o Dia D, estamos iniciando agora essa busca ativa por servidores e qualquer pessoa que se enquadre nos critérios prioritários pode procurar uma unidade e se vacinar”, afirmou.

Valéria pontua ainda que todas as unidades básicas de saúde de Várzea Grande estão com doses da vacina disponíveis. “Nossa maior preocupação é com relação às crianças na primeira infância e os idosos, públicos-alvo da campanha e que está mais suscetível às complicações da influenza. A vacina é forma mais simples de se prevenir a contaminação e evitar a superlotação nas unidades de urgência e emergência”.

CONSCIENTIZAÇÃO – A enfermeira Jéssica Alves, da ESF da Manga, destaca a importância da busca ativa nas escolas municipais. “Estamos indo nas escolas e nos deparamos com crianças, de menos de quatro anos de idade, sem a cobertura correta para a faixa etária. Realmente os pais e os responsáveis não estão levando seus filhos para vacinar e isso potencializa a circulação do vírus. A falta de interesse existe tanto para doses da influenza, quanto até mesmo para a vacina contra meningite viral, cuja oferta faz parte da rotina das unidades públicas de Várzea Grande”.

Leia Também:  Várzea Grande realiza maior mutirão de Saúde da história com oferta de mais 9,3 mil procedimentos de média e alta complexidade

A enfermeira explica ainda que todas as crianças com a cobertura vacinal desatualizada têm anotações nos cadernos, endereçada aos pais e ou responsáveis, orientando a busca pela regularização de doses, indo a unidade de saúde mais próxima.

Além do imunizante contra influenza ofertado ao grupo prioritário, a secretária de Saúde faz um apelo para que pais e responsáveis levam as crianças e jovens para vacinar. “Pedimos às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se imunizaram que procurem a unidade de saúde mais próxima e garantam sua dose, protegendo a si mesmas e ajudando a reduzir a circulação do vírus no Município e a sobrecarga nas unidades de pronto atendimento. A vacina é segura, gratuita e essencial para prevenir casos graves da doença, especialmente entre os mais vulneráveis. Aos pais, pedimos que atualizem as cadernetas dos seus filhos. Há crianças sem a cobertura de outros imunizantes, inclusive para meningite. Nossos técnicos estão disponíveis nas unidades para prestar as orientações e aplicar as doses”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Estudantes de Medicina levam orientações sobre saúde e prevenção a alunos de escola em Várzea Grande

Publicados

em

Informação, prevenção e conhecimento também fazem parte da rotina escolar. Estudantes do 4º ano de Medicina do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), que realizam estágio na unidade de saúde da família (ESF) do bairro Campo Michel, levaram parte dessa experiência para dentro da escola durante uma palestra educativa com alunos da EMEB Irenice Godoy.

A atividade foi realizada dentro do Programa Saúde na Escola (PSE) e teve como objetivo aproximar os adolescentes das ações de promoção e prevenção em saúde, com orientações sobre cuidados com o corpo, vacinação e a importância de buscar informação para evitar doenças.

Entre os temas abordados, os estudantes receberam orientações sobre a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), uma das principais formas de prevenção contra infecções causadas pelo vírus e alguns tipos de câncer associados a ele. O encontro também reforçou a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, inclusive a vacina da HPV.

Para a enfermeira da unidade de saúde do Campo Michel, Marilza Martins, a iniciativa mostra como a parceria entre saúde e educação pode levar informação de forma mais próxima dos jovens.

Leia Também:  Secretaria de Saúde reforça estratégicas de combate às arboviroses

“Levar orientação para dentro da escola é uma forma de conversar diretamente com os adolescentes sobre prevenção e mostrar que cuidar da saúde começa também com informação”, destacou Marilza.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA