Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Programa leva orientação e prevenção para crianças do Marajoara

Publicados

em


A promoção da saúde começa desde cedo. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Saúde na Escola, realiza ações de orientação em saúde bucal com os alunos da escola do bairro. Dessa vez foi na Escola Municipal Educação Básica Senhora Dirce Leite de Campos, no bairro Marajoara.

A iniciativa, que é uma extensão do programa já preconizado pelo Governo Federal, acontece todos os anos e tem como objetivo conscientizar as crianças da rede pública sobre a importância da higiene bucal. As atividades são conduzidas pelas equipes das unidades de saúde próximas às escolas, que utilizam materiais pedagógicos e recursos lúdicos de áudio e vídeo para tornar o aprendizado mais divertido e interativo.

Na EMEB Dirce Leite, a ação foi coordenada pela dentista Ingrid Garcia Santos, da Unidade de Saúde do Marajoara, que ministrou palestras para turmas do período matutino, compostas por crianças entre 6 e 11 anos. Durante a atividade, os estudantes assistiram a vídeos educativos, aprenderam na prática a forma correta de escovar os dentes, receberam orientações sobre o uso do fio dental e a importância de escovar os dentes após as principais refeições.

Leia Também:  Pedal da Guarda percorre Ponte Sérgio Motta e reúne famílias nesta quinta (16)

Para a coordenadora da escola, Marli dos Santos, a parceria com a unidade de saúde é fundamental. “É uma grande oportunidade de orientar as crianças, repassar conhecimentos e formar multiplicadores de informação. Muitas famílias não têm acesso a essas orientações, e as crianças levam o aprendizado para dentro de casa, ajudando também os pais a cuidarem da saúde bucal”, destacou.

A ação já apresenta resultados positivos. A estudante Nicole de Oliveira, de 10 anos, contou que aprendeu a importância de escovar os dentes três vezes ao dia. Já a colega Priscila Nascimento afirmou que o uso do fio dental foi novidade para ela. “Eu não usava, mas agora quero pedir para a minha mãe comprar para toda a família usar”, disse.

O trabalho de orientação contou ainda com o apoio do enfermeiro Carlos Sauter, que reforçou a importância da aproximação entre saúde e comunidade. “É muito gratificante participar, eu amo trabalhar com crianças. Esse programa, além de ensinar bons hábitos, fortalece o vínculo da unidade de saúde com a comunidade do bairro”, ressaltou.

Leia Também:  Unidade de Saúde promove manhã especial em homenagem ao Mês da Mulher

A dentista Ingrid reforçou que a atividade também abordou a prevenção da cárie, considerada uma das doenças de saúde pública mais comuns, que ainda atinge cerca de metade das crianças brasileiras. “Falamos sobre os fatores de risco e mostramos de forma lúdica como é possível prevenir. O objetivo é que eles entendam desde cedo que cuidar da boca é cuidar da saúde como um todo”, concluiu.

A Unidade de Saúde do Marajoara oferece a comunidade local atendimento odontológico e reforça a importância de manter a prevenção como parte da rotina familiar.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Prefeita Flávia Moretti vistoria obra do Beco do Alameda: “Há 40 anos ninguém olha para cá e agora está resolvendo”, diz presidente do bairro

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, vistoriou, nesta sexta-feira (28.08), as obras de revitalização urbana do Beco da região do Alameda. A intervenção é resultado de uma compensação urbanística, com recursos privados da empresa Tarumeiro Mato-Grossense Empreendimentos Imobiliários Ltda., no valor de R$ 200 mil.

Conforme a prefeita, o local está sendo transformado com a implantação de drenagem e bocas de lobo, medidas que têm como objetivo evitar alagamentos e garantir maior durabilidade à obra. O espaço também receberá projeto urbanístico e paisagístico.

“Aqui é um local onde andei e visitei várias pessoas. Vim conferir, pois é uma obra bonita e que será um ponto de encontro importante para a comunidade. As obras de drenagem já foram feitas e, daqui a pouco, estará do jeito que muitos moradores do Alameda desejam”, afirmou a prefeita.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, explicou que a obra contempla uma área de 628 m², com investimento de R$ 200 mil.

“A compensação urbanística é um instrumento justo e moderno. As empresas que se instalam em Várzea Grande precisam contribuir para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria da vida de quem aqui mora. Esse projeto mostra como o setor público e o privado podem caminhar juntos em benefício da população”, destacou.

Leia Também:  Projetos da Prefeitura para valorização dos servidores e fortalecimento da Cultura, Segurança e Assistência Social iniciam tramitação na Câmara

O presidente do bairro Alameda, Manoel Gonçalo, conhecido como “Canhão”, conta que a comunidade espera há mais de 30 ou 40 anos pela realização da obra.

“Aqui é um local que nunca foi olhado, nunca foi planejado, mas agora temos uma grande esperança. Por isso, eu agradeço e fico feliz em ver esse projeto dando certo”, afirmou Canhão.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA