Várzea Grande
Projeto “Volta ao Mundo” transforma Copa do Mundo em aprendizado e integração entre alunos
Os alunos dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abdala José de Almeida participarão, na próxima sexta-feira (12), do projeto “Volta ao Mundo”, uma experiência cultural e esportiva inspirada nos países que disputarão a Copa do Mundo de 2026. O evento será realizado durante toda a manhã e terá início com o desfile das nações representadas pelos estudantes.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Helena Fernandes, a programação contará com jogos de futebol, circuitos esportivos, pebolim, tênis de mesa e diversas atividades voltadas ao conhecimento e à integração dos alunos.
“Teremos jogos, dinâmicas e desafios envolvendo perguntas sobre geografia, cultura, idiomas e curiosidades dos países participantes. Além disso, os estudantes serão estimulados a trabalhar em equipe, desenvolver o respeito às diferenças e fortalecer a integração entre as turmas”, destacou a diretora.
Helena Fernandes ressalta que a Copa do Mundo faz parte da cultura brasileira e desperta grande interesse entre os estudantes. “Os alunos estão muito animados com a realização do evento. É também uma oportunidade de ampliar o conhecimento em diferentes áreas, já que o tema é trabalhado em sala de aula por meio de pesquisas, produção de textos, elaboração de gráficos e outras atividades pedagógicas”, explicou.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, a Copa do Mundo é um evento global que vai muito além do esporte e pode ser utilizada como uma importante ferramenta de aprendizagem.
“A Copa desperta a curiosidade dos alunos e incentiva a busca por novos conhecimentos. Quando associamos o esporte ao aprendizado, tornamos o processo educativo mais atrativo, dinâmico e significativo para as crianças”, afirmou a secretária.
Galeria de Fotos (3 fotos)
Várzea Grande
Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande
Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.
Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.
A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.
Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.
Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.
Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.
Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.
A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).
Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
ARENÁPOLIS6 dias atrásNova praça no Bairro da Ponte (Reta)
-
ARENÁPOLIS6 dias atrásCAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM ARENÁPOLIS
-
Várzea Grande6 dias atrásSine de Várzea Grande oferece 456 vagas de emprego, com 101 oportunidades para pessoas com deficiência
-
POLICIAL7 dias atrásFesteja Sinop deve movimentar diversos setores da economia do município nos próximos dias
-
Agronegócio6 dias atrásProdutor tem até 30 de setembro para entregar a DITR
-
Agronegócio7 dias atrásCMN muda regra para destravar renegociação de dívidas rurais
-
POLICIAL7 dias atrásPrefeitura de Sinop promove roda de conversa sobre controle emocional com servidores do CRAS Paulista
-
POLICIAL6 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais terá mais de R$ 100 mil em premiações



