Várzea Grande
Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Grande alerta sobre período proibitivo de uso do fogo
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande – SEMMADRS/VG, alerta a população local e regional sobre as recentes medidas anunciadas pelo Governo de Mato Grosso. O estado, visando enfrentar os desafios das mudanças climáticas e proteger seus ecossistemas, decretou prazos ampliados para o período proibitivo de uso do fogo em 2024.
Conforme o Decreto nº 827/2024, o uso do fogo fica proibido na Amazônia e no Cerrado entre 1º de julho e 30 de novembro, enquanto no Pantanal a proibição se estende até 31 de dezembro. Essa medida visa conter os incêndios florestais, preservar ecossistemas sensíveis e garantir a segurança das comunidades que dependem dessas áreas.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, lembra que a medida vale também para se evitar as queimadas urbanas e destacou a importância dessa iniciativa. “É fundamental que todos compreendam a gravidade dos incêndios florestais e adotem práticas responsáveis. Em Várzea Grande, vamos seguir à risca a determinação do governo estadual de tolerância zero contra os crimes ambientais, incêndios florestais, incêndios urbanos, etc”.
Além disso, o Decreto Estadual também estabelece situações de emergência ambiental em diversas mesorregiões do estado, com períodos específicos de março a outubro, abril a novembro e maio a dezembro, respectivamente nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste, Sudoeste e Centro-Sul, abrangendo os biomas Amazônico, Pantanal e Cerrado.
“É importante ressaltar que a conscientização e a colaboração de todos são essenciais para a preservação do meio ambiente. Em março deste ano, nossa secretaria participou de uma reunião estratégica junto à 4ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, onde foram discutidas medidas eficazes na prevenção de queimadas e na promoção da limpeza de terrenos baldios. O encontro, que contou com representantes de diversas secretarias municipais, Ministério Público e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, demonstrou o comprometimento conjunto das instituições em lidar com este assunto”, detalhou o secretário.
Outra medida importante estabelecida pelo decreto e pontuada por Jean Lucas de Carvalho, é a criação da Sala de Situação Central, que funcionará com ações de monitoramento e resposta rápida aos incêndios florestais e crimes ambientais.
“Conforme o decreto esta sala estará em operação entre 1º de julho e 31 de dezembro, com extensão por mais 30 dias após o término do período. Vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Sala de Situação terá coordenação geral exercida pelo Corpo de Bombeiros Militar e contará com a contratação de brigadistas para atuar ao lado dos bombeiros no combate aos incêndios florestais”, detalha.
Diante desse cenário, a SEMMADRS/VG reitera a importância da colaboração de toda a comunidade várzea-grandense na preservação do meio ambiente e na prevenção de incêndios florestais. A conscientização e a adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para garantir um futuro ambientalmente saudável para as gerações presentes e futuras.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
Várzea Grande
Flávia Moretti diz que gestão expõe problemas de Várzea Grande para garantir recursos e acelerar soluções
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou, em entrevista ao programa Tribuna, da Rádio Vila Real, que a gestão municipal tem atuado com transparência ao apresentar os principais problemas da cidade e buscar soluções, especialmente por meio da captação de recursos junto aos governos Estadual e Federal.
Segundo a prefeita, a estratégia é mostrar aos representantes estaduais e federais as principais deficiências do município para viabilizar investimentos destinados à resolução de problemas históricos, como o abastecimento de água e a ampliação da rede de esgoto.
“Tenho que resolver problemas que precisam de recursos. Por isso, levei o governador para conhecer a realidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Visitamos alguns bairros e ele ouviu de uma moradora que, há 40 anos, busca água em baldes na cabeça. Como sempre digo, precisamos de recursos, e dinheiro público não tem cor nem ideologia partidária. Ele é fruto dos impostos pagos por todos nós. Hoje, a população de Várzea Grande não está sozinha. Tem uma prefeita que luta, cobra e busca recursos junto com ela”, afirmou Flávia Moretti.
A prefeita também destacou a necessidade do apoio da Câmara Municipal para a aprovação de projetos que garantam recursos destinados à infraestrutura, principalmente para a recuperação da malha viária.
“Há projetos de lei em tramitação no Legislativo que vão contribuir com o município. Solicitei uma sessão extraordinária para ampliar o percentual de remanejamento orçamentário, que hoje é de 5%, e estamos aguardando o presidente da Câmara pautar a matéria. Também devemos protocolar, em breve, o projeto de lei do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que deixou de ser aprovado no ano passado. Com recursos próprios, estamos executando a operação tapa-buracos na região do Cristo Rei e, na sequência, os serviços serão levados para a região do Grande São Mateus. Além disso, em parceria com o Governo de Mato Grosso, estamos realizando obras de recapeamento em diversos pontos de Várzea Grande”, declarou.
Galeria de Fotos (2 fotos)
-
ARENÁPOLIS6 dias atrásNeste final de semana aconteceu a grande final da Copa Interbairros 2026, reunindo atletas, torcedores e a comunidade em mais um momento marcante para o esporte do nosso município.
-
ESPORTES6 dias atrásArgentina vira contra o Egito nos acréscimos e se classifica às quartas de final da Copa do Mundo
-
ESPORTES7 dias atrásBélgica atropela Estados Unidos por 4 a 1, avança às quartas de final na Copa do Mundo
-
Várzea Grande6 dias atrásGestão municipal quer ampliar renda da agricultura familiar em Várzea Grande
-
ESPORTES7 dias atrásEspanha elimina Portugal de Cristiano Ronaldo com gol nos acréscimos
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal intensifica patrulhamento ostensivo em bairros e região central de Várzea Grande
-
POLICIAL6 dias atrásPrefeitura de Sinop realiza visita técnica na Praia do Cortado para planejamento do Festeja Sinop
-
ESPORTES6 dias atrásSuíça elimina a Colômbia nos pênaltis e fecha as vagas nas quartas de final da Copa do Mundo



