Várzea Grande
Secretaria de Saúde realiza novo mutirão de cirurgias de catarata
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande promove mais um mutirão de cirurgias de catarata, reforçando o compromisso da gestão municipal com a redução da fila de espera e a ampliação do acesso aos serviços especializados de saúde. Nessa nova etapa, os serviços serão realizados hoje (25) e no sábado, dia 27.
Os procedimentos serão realizados no Centro Mato-Grossense de Oftalmologia (CMO). Hoje deverão ser atendidos 40 pacientes, previamente agendados pela prestadora de serviço. Já no sábado, outras 50 pessoas passarão pelo procedimento.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que os mutirões têm sido fundamentais para garantir mais agilidade no atendimento à população.
“Estamos trabalhando de forma permanente para reduzir as filas e garantir que os pacientes tenham acesso aos procedimentos especializados em tempo oportuno. A cirurgia de catarata devolve qualidade de vida, autonomia e dignidade às pessoas, especialmente aos idosos. Nosso compromisso é seguir ampliando essas ações para atender quem mais precisa”, afirmou a secretária.
A superintendente da Atenção Terciária e responsável pela Regulação Municipal, Ângela Sabóia, reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Temos encontrado dificuldades para localizar muitos pacientes que aguardam atendimento, pois os números de telefone cadastrados estão desatualizados, não completam as chamadas ou não pertencem mais ao usuário. É fundamental que a população mantenha seus dados atualizados para não perder a oportunidade de realizar consultas e procedimentos”, explicou.
Conforme protocolo estabelecido pelo SUS, os prestadores de serviço realizam até três tentativas de contato com o paciente. Caso não haja retorno ou atendimento após essas tentativas, o usuário retorna ao final da fila de espera.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pacientes que aguardam consultas, exames ou cirurgias a ficarem atentos às ligações telefônicas, inclusive de números desconhecidos, pois o contato para confirmação e agendamento dos procedimentos pode ser realizado pelos prestadores credenciados ao município.
Galeria de Fotos (14 fotos)
Várzea Grande
Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande
Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.
Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.
A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.
Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.
Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.
Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.
Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.
A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).
Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
ARENÁPOLIS6 dias atrásNova praça no Bairro da Ponte (Reta)
-
ARENÁPOLIS6 dias atrásCAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM ARENÁPOLIS
-
Várzea Grande6 dias atrásSine de Várzea Grande oferece 456 vagas de emprego, com 101 oportunidades para pessoas com deficiência
-
POLICIAL7 dias atrásFesteja Sinop deve movimentar diversos setores da economia do município nos próximos dias
-
Agronegócio6 dias atrásProdutor tem até 30 de setembro para entregar a DITR
-
Agronegócio7 dias atrásCMN muda regra para destravar renegociação de dívidas rurais
-
POLICIAL7 dias atrásPrefeitura de Sinop promove roda de conversa sobre controle emocional com servidores do CRAS Paulista
-
POLICIAL6 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais terá mais de R$ 100 mil em premiações



