Várzea Grande
Várzea Grande reforça ações com o “Dia D de Conscientização” na próxima quarta-feira
Parceria entre secretarias municipais garante medidas de prevenção e combate nas escolas da rede pública municipal
Uma reunião entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Serviços Públicos, realizada no auditório da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC), deu início ao alinhamento das ações de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya nas escolas da rede municipal de Várzea Grande.
Gestores e coordenadores das 96 unidades escolares participaram do encontro, que teve como objetivo a elaboração de estratégias colaborativas e socioambientais a serem desenvolvidas nas escolas, visando conscientizar, prevenir e reduzir o número de casos das doenças no Município.
De acordo com a superintendente Pedagógica da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), professora Elizete Gonzaga dos Santos Lima, o Município está lançando uma importante campanha sobre as arboviroses, os métodos de prevenção e combate das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as escolas serão protagonistas nesse trabalho de conscientização. “Esta reunião intersetorial é o ponto inicial para desenvolvermos um trabalho em conjunto com as demais secretarias municipais, interagindo, apresentando demandas para garantir a redução do número de casos da doença, trabalhando os temas com nossos alunos em sala de aula” explicou.
A superintendente disse que os trabalhos conduzidos pela equipe da Educação Ambiental da SMECEL serão o fio condutor para a mudança de atitude da comunidade escolar em relação às medidas de prevenção e combate a essas doenças. “A aprendizagem sobre os meios para se evitar a proliferação do vetor, os cuidados com o armazenamento de materiais e o descarte correto do lixo começam na escola e as ações de prevenção devem ser difundidas na comunidade escolar” defendeu.
DIA D – A gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Carreira Rodrigues, apresentou as ações programadas para o início de fevereiro como o ‘Dia D de Conscientização’, que irá ocorrer na quarta-feira, dia 5, em todas as escolas da rede municipal, que terá como foco a prevenção das arboviroses.
Também no dia 5, está programado o lançamento da campanha ’10 Minutos Contra o Aedes’, que ocorrerá nas escolas municipais e entono. A secretaria municipal de Saúde vai promover ainda uma campanha de vacinação contra a dengue, in loco, nas escolas para o público alvo na faixa etária entre 10 a 14 anos. A gerente esclareceu que para ser vacinado, o aluno deverá apresentar uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis
“É importante que se trabalhe o conteúdo sobre as arboviroses nas escolas e que no dia 5 se implemente o projeto ‘10 Minutos Contra o Aedes’ sem prejudicar o conteúdo normal do currículo pedagógico. A produção de fotos e vídeos sobre esses trabalhos em sala de aula poderão ser disponibilizados à secretaria de Saúde para contribuir com a parceria” reforçou a superintendente Pedagógica.
Além da Superintendente Pedagógica, professora Elizete Gonzaga dos Santos Lima e da gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Carreira Rodrigues, participaram da reunião, o superintendente da Vigilância em Saúde, José Carlos Valadares, a coordenadora de Fiscalização e Postura, Ana Karolina Aguilar e a coordenadora regional da secretaria de Serviços Públicos, Ana Paula Morcillo.
Várzea Grande
Mutirão retira toneladas de lixo e entulhos e reforça limpeza na região do Engordador
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (SSPMU), realizou, na quinta-feira (03) e nesta sexta-feira (04.09), um grande mutirão de limpeza na região do Engordador, área localizada às margens do rio. A força-tarefa mobilizou mais de 100 trabalhadores e teve como objetivo retirar lixo e entulhos acumulados, realizar serviços de roçagem e promover a melhoria das condições ambientais e urbanas do local.
Durante os dois dias de trabalho, as equipes concentraram esforços na remoção de resíduos descartados de forma irregular, limpeza das áreas públicas e manutenção da vegetação. A ação integra o programa VG em Ação, que reúne serviços permanentes de zeladoria e manutenção realizados pela Prefeitura em diferentes regiões do município.
A intervenção busca não apenas melhorar o aspecto da região, mas também contribuir para a preservação de uma área próxima ao rio e reduzir riscos à saúde e à segurança dos moradores. A retirada de lixo e entulhos evita o acúmulo de água e a formação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de diminuir a presença de animais peçonhentos e outros vetores.
Para o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, o trabalho de zeladoria tem como principal finalidade atender às necessidades da população e garantir espaços públicos mais adequados para todos.
“Estamos levando as equipes para onde a população mais precisa. Na região do Engordador, o trabalho foi concentrado na retirada de lixo e entulhos, na roçagem e na limpeza de uma área que fica às margens do rio. Mais do que deixar o local limpo, nossa preocupação é proporcionar mais segurança, saúde e qualidade de vida para os moradores. A zeladoria é um trabalho contínuo, e o maior beneficiado por essas ações é sempre a população”, destacou.
A Prefeitura reforça que a manutenção dos espaços públicos depende também da colaboração dos moradores. O descarte irregular de lixo e entulhos prejudica o meio ambiente, compromete a limpeza urbana e pode gerar riscos à saúde pública. Com ações como a realizada no Engordador, o Município busca manter a cidade mais limpa, organizada e saudável, ampliando a qualidade dos espaços utilizados pela população.
Galeria de Fotos (16 fotos)
-
Agronegócio5 dias atrásBanco Central registra maior inadimplência do crédito rural em 15 anos e índice chega a 8,8%
-
POLICIAL7 dias atrásFesteja Sinop: programação no Gigante do Norte terá tendas de acolhimento às mulheres, segurança e saúde
-
POLICIAL7 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
-
Agronegócio5 dias atrásArroz e feijão chegam ao fim de agosto com oferta menor e preços firmes
-
Agronegócio5 dias atrásProdutos bovinos brasileiros podem ganhar mais espaço no mercado japonês
-
POLÍTICA11 horas atrásFlávio Bolsonaro declara apoio ao deputado Chico Guarnieri
-
Agronegócio6 dias atrásPrazo para evitar restrições do agro brasileiro na UE termina quinta-feira
-
Agronegócio5 dias atrásBrasil caminha para produzir 16 milhões de toneladas de frango



