Pesquisar
Close this search box.

POLICIAL

Prefeito Roberto Dorner envia à Câmara projeto para valorizar Técnicos Administrativos Educacionais de Sinop

Publicados

em

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, se reuniu na manhã desta quinta-feira (20) com Técnicos Administrativos Educacionais da rede municipal de educação para anunciar o envio do Projeto de Lei Complementar nº 007/2026 à Câmara Municipal. A proposta promove uma reformulação na carreira dos profissionais responsáveis pelo Desenvolvimento Infantil e estabelece novas tabelas salariais para os demais cargos da categoria. A medida segue a Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais do Desenvolvimento Infantil como integrantes da categoria do magistério.

O projeto contempla quatro grupos de profissionais que hoje ocupam o cargo de Técnico Administrativo Educacional: Técnico de Desenvolvimento Infantil, Técnico de Administração Escolar, Auxiliar de Coordenação Pedagógica e Multimeios Didáticos. Pela proposta, o Técnico de Desenvolvimento Infantil poderá migrar para a carreira do magistério, desde que cumpra os requisitos previstos. Os demais profissionais, assim como os TDIs que não atenderem aos critérios para a migração, permanecem no plano de carreira atual, mas passam a contar com novas tabelas salariais.

A proposta prevê implantação escalonada em quatro anos, de 2027 a 2030. O aumento será aplicado de forma gradual, com 25% do valor previsto para cada ano. A medida considera a necessidade de adequação das despesas municipais às regras fiscais e à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Durante a reunião, Roberto Dorner destacou que a valorização dos técnicos faz parte de um compromisso da gestão com os profissionais da educação. “Nós tínhamos um compromisso com os técnicos da educação. Fomos acertando primeiro os professores, depois os motoristas de ônibus e agora os técnicos. É um prazer muito grande para nós ajustar o salário dessas pessoas que tanto fazem cuidando das nossas crianças, cuidando da educação do nosso povo. Nada mais justo do que oferecer a eles essa condição de ter uma melhora no seu salário para que eles possam cada vez trabalhar com mais vontade ainda para a educação dos nossos filhos”, disse.

Leia Também:  Dois homens são presos pela Força Tática por tráfico de drogas em Nova Mutum

A secretária municipal de Educação, Salete Rodrigues, explicou que a proposta resulta de uma construção conjunta entre diferentes setores da administração municipal e atende a uma reivindicação antiga da categoria. “É um grande projeto que foi feito a várias mãos entre Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Finanças e Secretaria de Governo, e entre a Câmara Municipal. É um projeto que vai beneficiar cerca de 200 técnicos, fazendo uma correção de tabela, que é um pedido deles desde 2011. Hoje o projeto vai ser enviado para a Câmara e, depois de aprovado, a partir do ano de 2027, começa a correção na tabela salarial deles”, explicou.

O Técnico de Administração Escolar que atua na rede municipal, Janaio Escobar, destacou que possui oito anos como servidor efetivo e o projeto representa uma vitória da categoria. “Esse projeto é muito significativo para nós porque existe uma perda salarial ao longo do tempo. A categoria se arrasta há 14 anos com essa defasagem salarial. Ter hoje esse reconhecimento pela atual gestão, de ter enfrentado esse gargalo e procurado um meio para resolvermos, é muito significativo”, afirmou.

Leia Também:  Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas e associação criminosa em Rondonópolis

Para o servidor, a medida também terá reflexos sobre a qualidade de vida dos profissionais ao longo da carreira. “Estamos falando da recomposição salarial de servidores que já é de aproximadamente mais de 50% de perda salarial. Isso vai repercutir em toda a vida funcional de toda a categoria, que vai se estender até a aposentadoria. Ao final da carreira de servidor público, isso vai trazer mais condição de melhoria de vida, mais qualidade de vida. Isso é muito significativo”, explicou.

O projeto segue agora para análise da Câmara Municipal de Sinop. Caso seja aprovado, a nova estrutura salarial terá implantação a partir de 2027, com aplicação gradual até 2030.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLICIAL

Prefeito e vereadores vistoriam o andamento das obras da Avenida André Maggi

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner realizou, nesta quinta-feira (20), uma vistoria nas obras de pavimentação, duplicação e prolongamento da Avenida André Maggi, que vai interligar a região central do município à BR-163, no entroncamento com a MT-423, conhecido como trevo de Cláudia. Além do chefe do Executivo Municipal, a agenda contou com a presença do vice-prefeito Paulinho Abreu, do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida, do secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, além dos vereadores Moisés do Jardim do Ouro, Gilsimar Silva, Toninho Bernardes e Célio Garcia.

Durante a vistoria, as autoridades acompanharam o avanço dos serviços e destacaram o ritmo da execução, a qualidade da estrutura e a importância da obra para a mobilidade de Sinop e da região.

“Estamos aqui na obra fiscalizando. Nós estamos vendo que a obra está de vento em popa. A população de Sinop pode ficar tranquila, que essa obra vai ser de grande importância para o nosso município. A gente está sempre acompanhando todos os procedimentos, pagamentos e fiscalizando a obra, para que fique bem feita. É uma obra com CBUQ, uma obra para carros pesados, para movimento pesado, que vai ter uma grande importância para o Norte”, afirmou o prefeito Roberto Dorner.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que a estrutura foi planejada para receber o tráfego pesado e ressaltou o acompanhamento realizado pela Prefeitura. “É uma obra que continua a todo vapor, já temos um trecho concluído. Uma obra muito importante que vai interligar ali o trevo de Cláudia e vai ter tráfego pesado, por isso é de uma base diferenciada, de um asfalto de CBUQ, asfalto quente, para comportar o tráfego que vai ter aqui”, explicou.

Paulinho também reforçou a cobrança para que os serviços avancem antes do período chuvoso. “A gente cobrou que a empresa continuasse nesse ritmo acelerado para justamente chegar até a etapa onde vai ter a ponte, antes do período chuvoso, para que nós possamos já ter uma trafegabilidade, pelo menos aqui até a Estrada Ana, que é o que vai acontecer nos próximos dias”, complementou.

Leia Também:  PM prende homem por invasão de domicílio e tentativa de estupro contra ex-namorada

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida, ressaltou o acompanhamento técnico da execução. “A obra da André Maggi é um sonho de toda a sociedade sinopense e nós, como Secretaria de Obras, nossos engenheiros fiscais acompanham sempre o bom andamento. E agora, com a visita do vice-prefeito Paulinho Abreu, do nosso prefeito Roberto Dorner, sempre preocupados, junto com a Câmara de Vereadores, que esta obra vá bem. E é o que nós estamos vendo hoje”, afirmou.

Para o secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, a integração entre as secretarias, a Câmara Municipal e o Governo Federal contribui para o andamento do projeto. “Não só nessa, mas em todas as obras, a determinação do nosso prefeito e do vice-prefeito é a integração dos secretários trabalhando. O secretário de Obras amanhece, passa o dia aqui, acompanha, cobra, acompanha empreiteiro, acompanha o fiscal, então isso faz a diferença”, assegurou.

Klayton também destacou a importância dessa obra para o desenvolvimento econômico. “E nós lembramos também da importância da viabilidade econômica da André Maggi. Hoje é um dos pontos que mais tem aberto o comércio, o fluxo e o movimento que aqui vai transitar também, que vão vir da BR-163, vai fazer a diferença para o nosso município criando esse importante anel viário. A gente sabe que essa é uma obra de grande relevância e nós estamos todos muito bem conectados para que a população possa receber esse benefício o quanto antes”, emendou.

Representando os vereadores presentes, o presidente da Câmara Municipal de Sinop, Moisés do Jardim do Ouro, destacou o avanço dos trabalhos e a importância histórica do projeto. “A gente veio esses dias atrás aqui, estivemos fiscalizando, acompanhamos o lançamento e eu fiquei muito feliz de vir hoje aqui e encontrar a obra em andamento. As máquinas estão a todo vapor e eu quero dizer que é uma obra que está sendo feita em tempo recorde. Tem poucos dias que foi lançada e a obra, você vê, está bem avançada”, enalteceu.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop leva "Saúde no seu Bairro" para o Residencial Sabrina neste sábado (27)

Moisés também ressaltou que a nova ligação é uma antiga demanda da população e deverá contribuir para retirar parte do fluxo da área urbana da BR-163. “Isso aqui é um sonho antigo. Eu sempre costumo falar que, de todas as obras de pavimentação da gestão Roberto Dorner, essa aqui vai ser o selo do seu mandato pela expectativa que gerou na população. Isso aqui é o nosso antigo anel viário, vem da André Maggi, ligando até o trevo de Cláudia. É um sonho não só do povo dessa região, mas de toda Sinop para poder tirar o trânsito ali do centro da travessia urbana da BR-163”, acrescentou.

Novo eixo de mobilidade

Com investimento de R$ 19,5 milhões, a obra contempla pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, sinalização viária e passeio público com acessibilidade. O projeto interliga o Residencial Kaiabi à BR-163, criando uma nova alternativa de acesso entre a cidade e a rodovia federal.

A nova ligação deverá funcionar como um importante eixo de mobilidade, permitindo que motoristas vindos da região Norte tenham uma alternativa de entrada em Sinop e que o tráfego entre a região central e a BR-163 seja distribuído por uma nova rota.

Os recursos são provenientes do Ministério das Cidades, do Governo Federal, com articulação do senador Carlos Fávaro, além de contrapartida da Prefeitura de Sinop.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ARENÁPOLIS

NOTÍCIAS DA REGIÃO

POLICIAL

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA